Radar Negro

Curso Ética Ubuntu e a urgência de descolonizar pensamentos recebe inscrições

O curso online Ética Ubuntu e a urgência de descolonizar pensamentos está recebendo inscrições e terá início na próxima quarta-feira, 9. A formação será ministrada pelo pesquisador e idealizador do projeto Descolonizando Pensamentos, Carlos Melo. A ideia é apresentar os aspectos fundamentais da ética ubuntu, refletir sobre características do pensamento colonizador e explorar como a ética desenvolvida pelos povos falantes de línguas bantu pode colaborar nos processos de descolonização do pensamento. As inscrições são feitas mediante pagamento e preenchimento online de formulário.

A formação online será dividida em cinco aulas, abrangendo uma ampla gama de tópicos relevantes. Na aula 1, será apresentada a história dos povos falantes de línguas bantu, suas origens, expansões, modelos sociais e relações interétnicas. Na aula 2, será falado sobre a educação bantu, destacando suas diferenças em relação ao modelo imposto pelo pensamento colonizador. Já na aula 3, será analisado os alicerces do pensamento colonizador, refletindo suas consequências e introduzindo os aspectos fundamentais da ética ubuntu.

Na aula 4, será dedicado à reflexão sobre o epistemicídio, entendido como “o assassinato das maneiras de conhecer e agir dos povos colonizados”. E na aula 5, será apresentado a ética ubuntu como uma ética capaz de descolonizar pensamentos.

Sobre o facilitador do curso

Carlos Melo nasceu em Fortaleza (CE). É estudante do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), poeta, curador, produtor cultural, pesquisador de Ética Ubuntu, contra-colonialidade e decolonialidades. E é ainda idealizador do projeto Descolonizando Pensamentos, do Grupo de Estudos Rotas de Fuga, do Coletivo Reconecta e integrante do Sarau da B1.

Confira detalhes

Curso online Ética Ubuntu e a urgência de descolonizar pensamentos

Turma 1: Quartas-feira – 09, 16, 23, 30/08 e 06/09/2023 / Horário: 19h às 21h
Turma 2: Sábados – 12, 19, 26/08 e 02 e 09/09/2023 / Horário: 10h às 12h
Carga horária: 10h/aula
Valor: R$ 100 (Pessoas racializadas ou cujo acesso é programado a partir da cor da pele) / R$ 140 (Pessoas não-racializadas ou cuja cor da pele não fecha portas)
Serão disponibilizadas 20 bolsas para pessoas trans e travestis (10 bolsas para a turma de quartas-feira e 10 bolsas para a turma de sábados). Para solicitar a bolsa, é necessário preencher formulário exclusivo.
Inscrições: aqui!
Mais informações: www.descolonizandopensamentos.com
Contato: carlos.melo@descolonizandopensamentos.com

Foto de capa: Mikhail Nilov/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Curso online Racismo e Branquitude: Grada Kilomba recebe inscrições

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: