Ceará Notícias

Defensoria Pública do Ceará realiza capacitação sobre políticas afirmativas

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promove o encontro online Ações e Políticas Afirmativas e seus significados no combate ao racismo na próxima segunda-feira, 14. O curso iniciará às 14h30 e deve ter três horas de duração. Os interessados devem efetuar inscrição enviando seus dados pessoais por e-mail. A transmissão será feita pela plataforma Google Meet.

O curso será ministrado pelo advogado e ativista do Movimento Negro, Haroldo Guimarães; pela vice-presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, Sirlene Assis; também pela supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da DPCE, Mariana Lobo; e pelo jornalista e fundador do coletivo Ceará Criolo, Bruno de Castro.

Foto: Defensoria Pública/Divulgação.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) Patrícia Sá Leitão destaca a importância da capacitação para a sociedade: “Esse programa de capacitação é fruto de uma série de discussões e ações internas e para o público externo da Defensoria numa tentativa nossa de mostrar o quão urgente é a temática racial. No caso do tema desta semana, o quão necessárias ainda são as políticas afirmativas para ambientes historicamente desiguais se equiparem em representatividades. Se nossa população é diversa, diversos também devem ser os espaços de poder e de produção de conhecimento”. 

Este é o 4º encontro de um ciclo de capacitações sobre racismo que acontece desde agosto com temáticas étnico-raciais. O curso é uma ação da ESDP e os participantes receberão certificado. A formação acontece um mês depois da Defensoria passar a dar o exemplo adotando a política de cotas raciais para todas as seleções públicas feitas pela instituição. De agora em diante, 20% das vagas serão reservadas à população negra. Isto é válido para cargos de membros, servidores e estagiários.

Saiba mais

Capacitação em Ações e Políticas Afirmativas e seus significados no combate ao racismo
Quando: Segunda-feira, 14
Inscrições por e-mail: [email protected] 
Aberto ao público

Foto de capa: Defensoria Pública/Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Defensoria Pública do CE institui cotas raciais em concursos e seleções públicas

Compartilhe: