Ceará Pretarte

Exposição “Festa, Baia Gira Cura” segue até janeiro e inspira camisa “Exú te ama”

Cultura de terreiro – A exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, continua aberta ao público no Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE), até o próximo dia 28 de janeiro. Com mais de 10 mil visitações, o trabalho ganha mais uma obra que o público pode obter: a camisa “Exú te Ama”, inspirada no principal painel da mostra. A camisa pode ser adquirida na loja Reticências, também localizada no Dragão do Mar.

A exposição dá início aos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àse Ojú Oya, localizado no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A mostra tem curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio.

Foto: Ana Raquel.

Confrontando o preconceito e o racismo religioso e demarcando espaço e visibilidade para a cultura de terreiro, o idealizador e autor da obra celebra as mais de 10.600 visitas que a exposição recebeu. “A exposição é um sucesso. Está recebendo visitas de muitos povos de terreiros aqui de Fortaleza, pessoas
que nunca foram ao Dragão do Mar e que agora estão se reconhecendo. E outras pessoas estão conhecendo e percebendo a importância da cultura de terreiro”, conta.

Foto: Ana Raquel.

Jean dos Anjos ressalta ainda o marco que é estar em um equipamento tão simbólico e impactante e ter o apoio do Estado, do Instituto Dragão do Mar para a realização. “O Estado que sempre foi violento, sempre houve muita invisibilidade dos povos de terreiro e dos povos indígenas, hoje está nos apoiando”, disse. Segundo o fotógrafo, a repercussão da exposição está inspirando outros movimentos: outros terreiros buscam fazer e outros fotógrafos se interessaram. “Para além de tudo, poético, estético e político, é educativo. Está sendo muito legal”, disse Jean dos Anjos.

Camisa Exú te Ama

A camisa-obra “Exú te Ama”, inspirada no painel principal de: “Festa, Baia, Gira, Cura”, foi lançada na última semana, dia 21 de dezembro, e está à venda na loja Reticências, que fica dentro do Centro Cultural Dragão do Mar. As vendas ocorrem na loja física e também de forma online, com solicitações por meio do Instagram @lojareticencias, que faz o envio para outras regiões do Brasil.

Visitação

A exposição está aberta para visitação até 20 de janeiro de 2024, de quarta-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as
17h30).

Foto: Ana Raquel.

Confira detalhes

Exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”

Quando: até 28/01/2024
Visitação:
quarta-feira a sexta-feira, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30); sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30)
Onde:
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço:
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Curadoria:
Marília Oliveira e Rafael Escócio

Foto de capa: Iana Soares.

LEIA MAIS: “Bailante A2”, single de Luiza Nobel fala sobre paixão embalada pelo Reggae

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: