A romancista, poeta e multiartista norte-americana Tara M. Stringfellow publica o primeiro livro, intitulado Memphis, que retrata a cultura e as relações familiares vivenciadas pelos afro-americanos. A obra, publicada pela editora Tordesilhas, conta a trama narrada pelos personagens Joan, Miriam, August e Hazel, em um contexto de racismo sistêmico, e é dedicada a Gianna Floyd, filha de George Floyd – assassinado em 2020 por um policial branco na cidade Minneapolis (Estados Unidos).
A narrativa se desenvolve a partir de eventos na cidade de Memphis, no Tennessee (Estados Unidos), como a greve dos trabalhadores do saneamento que levou Martin Luther King Jr. para a cidade. No desdobramento da história, que ganhou uma edição exclusiva para a TAG Curadoria em 2023, a autora intercala capítulos do presente com flashbacks que trazem informações sobre a ancestralidade das protagonistas.
Trama
Tudo tem início em 1995, quando Miriam foge com as filhas, Joan e Mya, de um casamento violento, voltando para a casa onde viveu durante a infância e que está ocupada pela irmã e pelo sobrinho. Ela compartilha o mesmo teto com todos por oito anos.
Esse não foi o único momento que a violência mudou a vida da família. Meio século antes, o avô de Joan construiu uma casa no bairro negro de Douglass, na mesma cidade, e foi linchado após se tornar o primeiro detetive negro da cidade.
“Eu tinha ouvido tia August dizer à mamãe que a maioria dos brancos fugira para o campo no início da década, para os campos de algodão do condado de Shelby e suas escolas só para brancos. Às vezes eu achava que as gangues eram uma bênção de certa forma. Fizeram Memphis se tornar negra. Totalmente. Homens e mulheres negros corriam por essas ruas sem um branco à vista — um alívio.”. (Memphis, p. 113)
Apesar dos segredos familiares, Joan busca por uma nova vida. À medida que vai ficando mais velha, ela se torna pintora e passa a retratar a própria comunidade em Memphis. Com isso, a jovem encontra abrigo em uma das modelos, Srta. Dawn, que a auxilia a ver como paixão, imaginação e esperança levados consigo são uma longa tradição. Assim, Joan descobre o poder de mudar os rumos do legado da família.
Sobre a autora
Tara M. Stringfellow é poeta, ex-advogada e artista de vários gêneros, Tara é graduada em Master of Fine Arts pela Northwestern University tanto em poesia quanto em prosa e foi indicada a dois prêmios Pushcart, assim como ao Best of the Net. Seus poemas apareceram no Collective Unrest, Jet Fuel Review, Minerva Rising, Women’s Arts Quarterly, Transitions, Apogee Journal, entre outros; sua primeira coleção de poesia intitulada More than Dancing foi publicada pela Third World Press, em 2008.
E seu livro de sucesso, Memphis, é o vencedor recente do Book Pipeline Fiction Contest, sendo reconhecido por ter seu caminho livre para a adaptação para filmes e séries de TV. Depois de ter vivido em Okinawa, Gana, Chicago, Cuba, Espanha, Itália e Washington DC, Tara voltou para casa, em Memphis, onde se senta em seu balanço da varanda todas as noites com seu cachorro, Huckleberry, ouvindo discos e conversando com vizinhos.
Ficha técnica
Título: Memphis
Ano: 2023
Autora: Tara M. Stringfellow
Tradução: Carolina Candido
Editora: Tordesilhas
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Escritora lança versão impressa do livro “Ébano sobre os canaviais”