A exposição “Negros na Piscina” fica em cartaz até o próximo domingo, 14, na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza (CE). Ao reunir cerca de 210 obras de 60 artistas brasileiros de variadas linguagens artísticas, a mostra traz uma paisagem social e afetiva de um Brasil em que corpos negros, indígenas e travestis tenham direito não só ao trabalho, como também ao descanso e à felicidade. O acesso é gratuito.
A curadoria é assinada pelo pesquisador e escritor Moacir dos Anjos e pela jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes. A exposição conversa com a mostra “Terra em Transe”, realizada pelo Solar em sua primeira edição em 2018. Na ocasião, 600 imagens de 60 fotógrafos mostravam uma linha do tempo brasileira do começo do século XX até o cenário de pandemia do século XXI.
LEIA TAMBÉM: Princesinha de Favela e o valor de nossas produções
“Negros na Piscina” é mais do que uma exposição. É uma porta de entrada através da qual é possível enxergar múltiplas formas de existência no cotidiano, na vida, nas relações interpessoais e afetivas, no trabalho e também no lazer. São formas de existir que não estejam ligadas ao racismo e à violência, mazelas sociais que o sistema colonial submetem nossos corpos não-brancos. São meios de vida que nos fazem caminhar para as possibilidades de alegrias simples e felicidade.
Corpo artístico
O grupo de artistas presente na exposição é formado por: Afonso Pimenta, Alcione Ferreira, Álvaro Graça Júnior, Ana Araújo, Ana Farache, Anna Mariani, Anna Muylaert, Arthur Bispo Do Rosário, Bajado, Bárbara Wagner, Carlos Roberto De Tracunhaém (Betinho), Denilson Baniwa, Efrain Almeida, Elitiel Guedes, Família Wapichana, Fefa Lins, Felipe Camilo, Fruto de Favela, Gê Viana, Géssica Amorim, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Haroldo Saboia, Heitor Dos Prazeres.
Além de Hugo Coutinho, João Bertholini, João Gabriel Lourenço, João Lucas Melo, João Mendes, Julio Bittencourt, Julio Souza, Marepe, Marlon Diego, Maxwell Alexandre, Mestre Cunha, Mestre Didi, Panmela Castro, Paulo Kawall, Paulo Nazareth, Rafael Bqueer, Renata Felinto, Retratistas do Morro, Rubens Gerchman, Sidney Amaral, Sil da Capela, Sonia Gomes, Terroristas del Amor, Val Souza, Virginia de Medeiros, Virgínia Guimarães, Vitalino Filho, Vitalino Pereira Dos Santos, Wallace Pato, Walter Firmo, Yhuri Cruz.
Confira os detalhes
Exposição “Negros na Piscina”
Em cartaz até: 14/05/23 (domingo)
Formato: presencial
Local: Pinacoteca do Ceará
Endereço: Rua 24 de maio, s/n, Praça da Estação, Centro – Fortaleza (CE)
Entrada gratuita
Foto de capa: Lia de Paula/Pinacoteca do Ceará.
LEIA TAMBÉM: Pinacoteca do Ceará realiza seminário “Negros na Piscina” de forma gratuita
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.