O Facebook publicou o livro LeadHERs: life lessons from African women (Líderes: lições de vida das mulheres africanas) como parte da celebração do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 de março. A obra, que está disponível gratuitamente em formato digital, foi publicada em dois idiomas: inglês e francês.
O livro contém as histórias, depoimentos e lições de vida de 19 mulheres de diversos países do continente africano, que atuam em diversas áreas:
Elizabeth Akua Ohene
Gana. É jornalista e política, já foi Ministra de Estado da Educação, Ciência e Esportes.
Alice Nkom
Camarões. É advogada e ativista de direitos humanos, fundadora da primeira instituição do país para proteção da comunidade LGBT+.
Tecla Chemabwai
Quênia. É atleta olímpica e educadora.
Baratang Miya
África do Sul. É empreendedora na área de tecnologia, fundadora e CEO da Girlhype, uma empresa que visa fornecer suporte a meninas de comunidades sem assistência a desenvolverem produtos de tecnologia.
Hindou Oumarou Ibrahim
Chade. É ativista global que desenvolve projetos mostrando a relevância do conhecimento indígena para solucionar questões climáticas.
Dra. Judy Dlamini
África do Sul. É escritora, filantropa e uma das empreendedoras mais bem sucedidas do país.
Hawa Sally Samai
Serra Leoa. É fundadora e CEO da Advocacy Movement Network (AMNet), organização focada nos direitos humanos e promoção da paz.
Bethlehem Tilahun Alemu
Etiópia. É empreendedora que fundou marcas que celebram a sua herança etíope, sendo incluída na lista da Forbes das 100 pessoas mais poderosas.
Lelemba Phiri
Zâmbia. É educadora, palestrante escritora e fundadora do Africa Trust Goup (ATG), organização focada no desenvolvimento de lideranças femininas no continente africano.
Temi Giwa-Tubosun
Nigéria. É fundadora do One Percent Project, ensinando as pessoas sobre a importância da doação de sangue, e fundadora e CEO do LifeBank, uma iniciativa para melhorar o acesso às transfusões de sangue no país e que, atualmente, também atende a Etiópia e o Quênia.
Vanessa Hau Mdee
Tanzânia. É cantora, compositora, rapper, ativista, personalidade da televisão, podcaster e foi a primeira MTV VJ do país.
Monica Musonda
Zâmbia. É advogada, fundadora e CEO da Java Foods, uma empresa de alimentos que tem o objetivo de fornecer alimentos acessíveis e nutritivos feitos de produtos locais.
Saran Kaba Jones
Libéria. É advogada, fundadora e CEO da FACE Africa, uma organização que luta pelo direito à água limpa e segura.
Kalista Sy
Senegal. É showrunner e roteirista, conhecida por escrever e produzir a série de TV Mistress of a married man (2019–presente).
Yvonne Okwara
Quênia. É jornalista e âncora de notícias na Citizen TV Kenya.
Tara Fela-Durotoye
Nigéria. É advogada, empreendedora e CEO no ramo de beleza.
Noella Coursaris Musunka
República Democrática do Congo. É modelo, filantropa e fundadora da Malaika, uma fundação com o objetivo de educar e empoderar meninas na África, com escolas gratuitas.
Samantha ‘MisRed’ Musa
Zimbábue. É apresentadora de TV e de rádio, social influencer e filantropa.
Djamila Ferdjani
Nigéria. É médica e empreendedora, fundadora de uma das maiores policlínicas do país.
Saiba mais
Livro LeadHERs: life lessons from African women (Líderes: lições de vida das mulheres africanas)
Disponível: aqui.
Foto de capa: Reprodução.
LEIA TAMBÉM: Lizzo fará reality show para recrutar dançarinas plus size
Ouça o episódio #08 – Pretas nordestinas: ocupando o Basquete #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Apaixonada por livros, filmes, séries e podcasts. É formada em Letras – Licenciatura em português e inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), especialista em Literatura brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), assistente editorial e autora do livro “O céu não é azul” (2020).