As inscrições para as mostras competitivas da 28ª edição do Cine PE estão abertas e devem seguir até o dia 31 de janeiro. O evento acontecerá de 6 a 11 de junho de 2024, no Cinema do Teatro do Parque, em Recife (PE). Serão aceitos curtas pernambucanos e nacionais, além de longas nas categorias ficção, animação e documentário.
Um dos pré-requisitos para submissão dos filmes é que os curtas-metragens tenham até 22 minutos de duração, incluindo conteúdo e créditos. Já os longas-metragens precisam ser brasileiros, podendo haver coprodução internacional, com duração superior a 70 minutos. No momento da inscrição, é necessário fornecer um link de acesso ao filme, bem como garantir a exibição na grade em formato digital.
Além disso, é necessário que os filmes selecionados atendam ao quesito acessibilidade. Tanto os curtas quanto os longas deverão apresentar legenda descritiva em português.
O processo seletivo deve ocorrer nos meses de fevereiro e março. A premiação, geralmente, acontece no último dia e vai distribuir 32 Calungas de ouro para os vencedores das três mostras competitivas.
Sobre o Cine PE
O Cine PE é um festival audiovisual consolidado nacionalmente e, desde 1997, é uma das maiores vitrines do audiovisual brasileiro. Apenas na edição de 2023, mais de 750 filmes foram inscritos no festival. Em 2020, o festival atingiu a marca de público de 404.700 pessoas, contabilizando 686 horas de exibições e mais de 7 mil inscritos.
Veja o regulamento completo e o formulário de inscrição no site do festival.
Foto de capa: Felipe Souto Maior.
LEIA MAIS: Projeto oferece bolsa inédita para profissionais negros de direção e roteiro
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.