Notícias Pernambuco

Modelo pernambucana vence o Miss Alemanha 2022

Pela primeira vez na história, uma imigrante negra vence o concurso nacional de beleza alemã. Domitila Barros, 37, foi eleita Miss Alemanha 2022 no último sábado, 19, em evento que ocorreu no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust. 

Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife (PE), a modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha vive desde 2006 em Berlim, capital alemã. A pernambucana contou que decidiu se inscrever no Miss Alemanha depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes. 

Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas e buscou se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres. 

Foto: Reprodução/Instagram.

“Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento”, afirmou. 

Desde muito jovem, a vencedora mostrou destreza para projetos que envolvem causas sociais. Ela trabalhou em um projeto criado por seus pais, que ensinava crianças da comunidade a ler e escrever, com apoio de aulas de teatro e dança.

Por causa do trabalho desenvolvido no projeto social, a Unesco a convidou para um evento nos Estados Unidos, onde recebeu um prêmio chamado Millennium Dreamer Award.

Sobre Domitila Barros

Domitila se formou em Serviço Social em Pernambuco. Em 2006, ganhou uma bolsa de estudos e resolveu se mudar para a Alemanha para fazer Mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Universidade Livre de Berlim. Na mesma época, ela passou a trabalhar também como modelo e atriz. Hoje, também é uma “influenciadora verde” e tem mais de 170 mil seguidores no Instagram.

Além disso, Domitila Barros também está à frente de uma loja online alemã que vende produtos sustentáveis feitos por mães solteiras de comunidades brasileiras.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Maya Angelou será primeira mulher negra a estampar moeda nos EUA

Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: