Atualizado às 14h15 do dia 29/07/2021
Se você já está planejando aquela viagem pós-vacinação e pensa em ir ao Rio de Janeiro, não pode deixar de conhecer o mais novo espaço de aquilombamento dos irmãos Rodrigo e Fábio França, inaugurado no último dia 16 de julho: o Bar do Seu França.
O bar, boteco e gafieira fica no Centro, próximo aos arcos da Lapa, região boêmia do Rio. O nome do boteco é uma homenagem ao pai dos empresários e sua localização (no Espaço Cultural Afrodai) é um resgate da história da cabeleireira Idalice Moreira Barros, ou Daí, que com os cursos de sua ONG, que funcionou ali nas décadas de 90 e 2000, tirou muitas mulheres negras da vulnerabilidade financeira.
O ambiente é cheio de referências estéticas à Lapa, ao universo dos botecos e à cultura negra nacional. Porém, a exaltação ao povo negro vai além da estética: Rodrigo também quer gerar empregos para pessoas negras.
“Oferecer empregabilidade à população negra é nada mais do que fazer uma reparação de tudo que é existente por conta do racismo estrutural que acaba se institucionalizando nas empresas, onde as lideranças não passam por pessoas negras. É o nosso foco principal”, explicou.
Rodrigo ainda garantiu que todo o espaço segue os protocolos nacionais e internacionais contra a proliferação do novo coronavírus.
Sobre Rodrigo França
Rodrigo França, 43, é cineasta, ator, diretor teatral, dramaturgo, roteirista, filósofo, escritor, cientista social, empresário da arte e da gastronomia e professor de direitos humanos. Fez parte do elenco do BBB 2019.
Foto de capa: Reprodução.
LEIA TAMBÉM: Conheça as jogadoras negras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.