As jornalistas negras Beatriz Carvalho, 23, e Karoline Tavares, 23, lançam o livro Passa a Bola Pra Elas (2021) nesta sexta-feira, 11, a partir das 20 horas, no canal da Editora Primeiro Lugar. A publicação das cearenses traz o cenário de gestão das mulheres dentro do futebol brasileiro.
A ideia da obra Passa Bola Pra Elas veio com o intuito de compartilhar as histórias de mulheres que estão na dirigência, assumindo responsabilidades no ambiente administrativo em qualquer área dos clubes. A cada dia tem sido mais comum ouvir falar sobre futebol feminino, jogadoras, árbitras e mulheres no jornalismo esportivo. E que também estão em cargos de gestão.

A construção do processo de feitura do livro se fez com muitas ligações, mensagens e encontros presenciais com as gestoras. A publicação traz um levantamento inédito quantitativo de mulheres em cargos de gestão nos clubes das Séries A e B do futebol brasileiro e também das Federações.
Com essa leitura, será possível ainda conhecer trajetórias de mulheres de diversas regiões do Brasil. Além da primeira diretora de um clube de futebol e os perfis de três cearenses em cargos de gestão. Histórias que precisavam ser registradas em uma publicação que já está disponível.
“Publicar o Passa a Bola pra Elas é a realização de um sonho, mas também é mais que isso. É contribuir um pouquinho para aumentar a discussão e os estudos sobre a temática das mulheres na gestão do futebol e do esporte em geral e, porque não, aprofundá-la no futuro”. É o que diz uma das autoras, a jornalista Karoline Tavares.
“É uma publicação importante principalmente por destacar esses trabalhos em um meio onde é tão difícil encontrar apoio. Com o nosso livro, queremos colocar essas personagens, que estão nos bastidores, em foco. A representatividade vem aumentando aos poucos, mas ainda falta muito”, afirma a outra autora do livro, a também jornalista Beatriz Carvalho.
O lançamento e a publicação do título é pela Primeiro Lugar, editora referência no meio literário e que tem outras obras com temáticas semelhantes, como As Táticas dos Campeões (2020), Futebol Feminino e Seus Entraves (2020) e A Verdadeira Regra do Impedimento (2019), de Karine Nascimento.
Sobre elas, as autoras
Karoline Tavares
Editora-adjunta do Site Negrê, é jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, é integrante do projeto Ponta de Lança e social media do PELEJA. Já foi comentarista de jogos na Federação Cearense de Futebol e produtora de partidas da liga Novo Basquete Brasil (NBB) em Fortaleza (CE).

Beatriz Carvalho
Também é jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é repórter do Ge.globo no Ceará e fala sobre mulheres e esporte no blog Coisa de Gênero.

Saiba detalhes
Lançamento do Livro Passa a Bola Pra Elas (2021)
Quando: 11 de junho, sexta-feira
Horário: 20h
Editora: Primeiro Lugar
Local: canal da editora Primeiro Lugar
Preço: R$ 42,00
Fotos de capa: Arquivos pessoais.
LEIA TAMBÉM: Advogada cearense lança livro que debate o racismo no meio jurídico
Ouça o episódio #14 – Por uma sociedade sem manicômios:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.