Notícias Radar Negro

Marca de shampoo abre duas mil vagas de mentorias gratuitas para meninas negras

O Programa de Mentorias “Planejando Meus Sonhos” está com inscrições abertas até o domingo, 10. A iniciativa é da empresa de shampoo Seda em parceria com os institutos Identidades do Brasil (ID_BR) e Plano de Menina. Com 2.000 vagas e gratuito, é voltado exclusivamente para meninas pardas e pretas (negras) entre 16 a 24 anos.

O projeto objetiva apoiar meninas de todo o Brasil com mentorias para transformar seus sonhos em realidade. Lideradas por profissionais negras, as mentorias serão realizadas em grupos fechados no WhatsApp entre janeiro e fevereiro. O programa faz parte de um dos compromissos assumidos pela Seda em prol da igualdade racial no país e visa amplificar vozes negras, promovendo um sistema mais igualitário. 

Para meninas negras que almejam fazer uma faculdade, apoiar uma causa ou até mesmo trabalhar com o que sempre sonhou, mas não sabiam por onde começar ou não tinham condições; a mentoria é uma grande oportunidade. E já conta com varias experiências positivas, como é o caso de Fabíola Mallman, 20, que foi uma das selecionadas em outra etapa do projeto.

Fabíola sonha em ser atriz, viajar para o exterior, fazendo trabalhos como modelo e se tornar uma influenciadora digital. Segundo ela, as estratégias e desafios da mentoria tornam a experiência ainda mais válida e completa.

“A ideia de criar grupos no whatsapp foi muito boa, pois é um dos meios de comunicação que a gente mais usa hoje em dia. Já quando começou a mentoria, foi um desafio bem interessante em cada atividade proposta ali, mas eu reservava um tempo só para responder cada uma com muito carinho, pois se tratava de meus sonhos e do que eu almejava futuramente sabe… A mentoria me ajudou em muitas coisas. Hoje, penso muito sobre meus planos futuros e estou me organizando para começar a postar meus vídeos, para iniciar essa jornada”.

Além disso, ela também ressalta a relevância do projeto em seus processos de autoconhecimento e auto validação. “A mentoria me ajudou muito a me encontrar, olhar mais pra mim, e procurar saber o que eu quero de verdade pra minha vida. Eu expus meus sonhos pra pessoas que eu nunca vi pessoalmente, para meninas incríveis e sonhadoras. Eu me senti muito privilegiada em poder ter tido a oportunidade de participar disso tudo”.

Uma das mentoras do programa, Luciana Tudeia, 44, comenta também sobre a potência do projeto. “Participar de um projeto tão incrível e com um poder de impacto tão grande, é ao mesmo tempo desafiador e gratificante. O Planejando meus Sonhos, trouxe um formato diferenciado que me coloca em contato com centenas de meninas que através dessa mentoria podem realmente perceber que planejando elas conseguem atingir seus sonhos”.

A mentora ainda acrescenta. “As turmas são incríveis, e o mais legal é ver que elas vão além do direcionamento. Se ajudam no grupo, trocam experiências, inclusive fizeram um movimento de criarem um grupo com quem quisesse continuar, onde uma poderia apoiar a outra e ver essa sororidade não tem preço”.

Saiba mais

Site do Programa de Mentorias “Planejando Meus Sonhos”: aqui
Inscrições abertas até: 10 de janeiro
Pré-requisitos: Identificar-se como menina, ter idade entre 16 e 24 anos e declarar-se negra (parda ou preta)
Vagas: 2.000
Gratuito.

Foto de capa: Pexels.

LEIA TAMBÉM: Curso Pretas em UX sobre mulheres negras no mercado digital abre inscrições

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: