Bahia

Município baiano recebe Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro nesta sexta

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia chega ao município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, nesta sexta-feira, 12, em ação que acontece das 8h às 17h, na Faculdade Unime. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).

No turno da manhã, será realizado um painel sobre acesso aos direitos e justiça, voltado para temáticas como regularização fundiária, imunidade tributária e previdência. Já à tarde, a programação inclui um debate sobre os impactos do racismo na educação e na saúde e os canais de denúncia em casos de intolerância religiosa. Serão destacados os serviços do Centro de Referência Nelson Mandela, da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerência e Discriminação (Coercid), da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) e da Ronda Omnira de Proteção à Liberdade Religiosa.

“Estamos disseminando conhecimentos para que os povos de terreiro sejam capazes de conhecer e reivindicar seus direitos, fortalecendo sua autoestima, identidade e participação ativa na sociedade”, explica a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

Outras duas edições da caravana acontecerão neste mês, nas cidades de Camaçari e Santo Amaro. Criado em 2023, o projeto já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista e Porto Seguro.

Foto de capa: Tiago Celestino/Unsplash.

LEIA MAIS: Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência tem data alterada para maio

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: