Ceará

Pinacoteca do Ceará realiza seminário “Negros na Piscina” de forma gratuita

Atualizado às 14h30 do dia 26/04/2023

A Pinacoteca do Ceará realiza o seminário “Negros na Piscina” nesta sexta-feira, 28, e neste sábado, 29, em Fortaleza (CE). O encontro presencial é uma forma de reativar a necessária discussão em torno das questões levantadas na exposição de mesmo nome, em cartaz até maio, no Pavilhão Expositivo 1. Serão 80 vagas abertas ao público. As inscrições são gratuitas, online e serão abertas nesta terça, 25. 

O seminário discute, amplifica e partilha questões presentes nas muitas obras que fazem parte da exposição “Negros na Piscina”, concebida para o Fotofestival Solar e composta de imagens, gestos e histórias que desejam construir uma nova paisagem social e afetiva do Brasil. em que corpos pretos, indígenas e travestis – e tantos outros corpos minorizados – tenham direito a trabalho e a descanso.

Foto: Marília Camelo/Pinacoteca  do Ceará.

Uma paisagem que não seja marcada somente por dor e dano, mas também por contentamento e cura. Por beleza – expressão de resistência e motor de invenção”. É o que escrevem os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, que também estão à frente do seminário. 

O seminário ocorrerá em quatro mesas-redondas com artistas e curadores que vão falar de seus trabalhos, de suas ambições e de seus tropeços. E, para celebrar esse mergulho, uma festa encerra a programação.

Sobre a exposição

A mostra “Negros na Piscina” fica em cartaz até maio e reúne 210 trabalhos de cerca de 60 artistas brasileiros de diferentes linguagens artísticas e se refere a uma outra paisagem de Brasil. Segundo os curadores, é “uma paisagem que não existe ainda, mas que está sendo construída por muita gente. Paisagem social e afetiva em que corpos pretos, indígenas e travestis, entre outros vários igualmente negros, possam ter direito ao trabalho e a descanso. E a muito mais. Uma paisagem em que lhes caiba e lhes pertença uma possível felicidade – coisa abstrata à qual é dada concretude por quem a busca”. 

LEIA TAMBÉM: Conheça 9 artistas mulheres negras no cenário das artes em Fortaleza

Acompanhe a programação do Seminário

28/04/2023 – sexta-feira

15h – Abertura
15h30 – Mesa 1 – Sertões, metrópoles: reolhar as periferias, com Géssica Amorim (PE) e Marlon Diego (PE). Mediação: Demitri Túlio (CE)
18h – Mesa 2 – A memória de Fortaleza nos álbuns de família do Poço da Draga, com Felipe Camilo (CE), Álvaro Graça Jr. (CE), Ivoneide Gois (CE) e Djeyne Rudolf (CE)

29/04/2023 – sábado

15h – Mesa 1 – A dimensão eterna de um elogio, com Neon Cunha (SP) e João Bertholini (SP). Mediação: Bruno de Castro (CE)
16h30 – Mesa 2 – A vida que confronta a colonialidade, com Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos
18h – Baile Preto, com Luiza Nobel, na Estação das Artes, em parceria com o Fotofestival Solar

Confira detalhes

Seminário Negros na Piscina

Quando: 28 e 29/04/2023
Horário: de 15h às 20h
Formato: presencial
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Endereço: Rua 24 de maio, s/n, Praça da Estação, Centro – Fortaleza (CE)
Inscrições: feitas de forma online a partir do dia 25, em link que será divulgado no perfil da Pinacoteca do Ceará no Instagram
Número de vagas: 80 vagas
Gratuito

Foto de capa: Lia de Paula/Pinacoteca do Ceará.

LEIA TAMBÉM: Princesinha de Favela e o valor de nossas produções

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: