Black Nordeste Radar Negro

Plataforma Cajueira mapeia jornalismo independente da região Nordeste do Brasil

O “Mapa Cajueira”, concebido pela Plataforma Cajueira, tem como objetivo divulgar o jornalismo independente da região Nordeste do Brasil. A ferramenta online também possibilita que os(as) usuários(as) consigam filtrar e incluir informações sobre os veículos, além de interagir por meio de avaliações e sugestões. 

Criada pelo estudante de Jornalismo, Marco Antônio Ferro, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a plataforma Cajueira começou em 2020 como uma newsletter quinzenal. Neste mês, a iniciativa se transformou num site, dividido em 12 seções, de temas variados e mais de 100 produções jornalísticas dos nove estados do Nordeste em diversos formatos (sites, podcasts, revistas e blogs).

Durante a graduação, passei a acompanhar a importância dos jornalistas independentes, inclusive consumindo a Cajueira. Por acreditar no projeto, quis fazer o TCC sobre a newsletter. O trabalho cresceu e virou uma plataforma. Torço muito para que a ferramenta seja ampliada cada vez mais”, diz Marco Ferro.

Segundo a professora que orientou o projeto, Sônia Aguiar, inicialmente o TCC seria uma monografia sobre curadoria jornalística regional. “Mas quando ele me apresentou alguns cruzamentos de dados extraídos das edições da newsletter na interface web, sugeri que ele mudasse o formato para projeto experimental”, detalha.

Para Nayara Felizardo, cofundadora do Cajueira, a plataforma tem o papel de reafirmar que há jornalismo independente de qualidade na região Nordeste. “Se alguém ainda tinha dúvidas de que existe jornalismo independente e de qualidade nos estados da região, essa plataforma será muito útil para provar que existe, sim”.

LEIA TAMBÉM: Projeto Coar faz checagem de notícias no Norte e Nordeste do Brasil

Mídia negra nordestina

O Site Negrê e o Negrê Podcast foram incluídos no mapeamento juntamente com outros sete projetos de comunicação antirracista, como: Alma Preta Jornalismo (Sucursal Recife-PE), Agência Afirmativa (BA), Blogueiras Negras (BA), Ceará Criolo (CE), Coletivo Sargento Perifa (PE), Kilombas Podcast (CE), Malamanhadas Podcast (PI). Todos se encontram na seção “questões raciais”. 

Saiba mais

A plataforma disponibiliza um formulário para aqueles que queiram alimentar a base de dados da Cajueira. Os interessados em colaborar com o mapa podem acessar o formulário online.

Acesse a newsletter Cajueira.

Foto de capa: Pavel Danilyuk/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Princesinha de Favela e o valor de nossas produções

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: