O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lança nesta quinta-feira, 20, o Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, iniciativa de bolsas de estudo de doutorado-sanduíche e pós-doutorado no exterior voltado para mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas. O evento, que contará com a presença da ministra Anielle Franco e outras autoridades, acontece na cidade de Belém (PA) e a inscrição é feita de forma online.
A área acadêmica/científica ainda é muita predominada por pessoas brancas. Pensando nisso, o Ministério objetiva ampliar o acesso e a permanência de mulheres diversas em programas de pós-graduação no exterior. A ideia é garantir e incentivar a diversidade étnica e de gênero que trazem novas abordagens e inovações, contribuindo para um país mais desenvolvido, democrático e menos desigual.
Sobre Beatriz Nascimento
A historiadora Beatriz Nascimento nasceu em Aracaju (SE), mas aos sete anos de idade, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro (RJ). Graduou-se em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez pós graduação na Universidade Federal Fluminense (UFF) e, quando faleceu, estava cursando Mestrado em Comunicação pela UFRJ.
Beatriz era poeta, historiadora, teórica e ativista. Foi figura chave do movimento negro e atuou corajosamente no auge do período ditatorial no Brasil (1964-1985). A historiadora estudou a fundo e dissertou sobre a condição do negro no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Curso online Racismo e Branquitude: Grada Kilomba recebe inscrições
Confira detalhes
Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência
Lançamento: 20/07/2023, quinta-feira
Horário: das 14h às 16h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém (PA)
Inscrições: formulário online
Mais informações: @ministerioigualdaderacial
Foto de capa: Divulgação/Arquivo Nacional.
LEIA TAMBÉM: 1º Prêmio Lélia González – “Escrevivências” recebe inscrições até domingo