A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Grupo +Unidos, abriram inscrições até o próximo dia 17 de janeiro para o processo seletivo do Access E2C, programa de ensino intensivo de inglês gratuito. Serão ofertadas 140 vagas para todo o país.
Podem se inscrever jovens profissionais e empreendedores negres* e indígenas, que tenham entre 18 e 35 anos de idade. Dessa forma, o requisito para se inscrever é ter conhecimento da língua inglesa equivalente ao nível básico A2.
O Access E2C contará com 210 horas de aulas online que acontecerão durante todo o ano de 2021, a partir de março. Além de atividades extracurriculares como mentorias e diálogos com profissionais das carreiras de interesse dos alunos.
Ao fim do curso, cada estudante será submetido ao Teste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC), exame que mede o nível de proficiência no idioma. Além de emitir certificação reconhecida internacionalmente, tanto no mercado de trabalho como em universidades.
Segundo Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos, o Access E2C tem ajudado muitos jovens a ingressarem no mercado de trabalho. “Após a conclusão dos projetos-piloto do E2C, 90% dos participantes relatam ter conseguido emprego ou uma promoção após a conclusão do curso. E esse é o nosso objetivo em parceria com a Embaixada e o Consulado: capacitar a população brasileira para viver de forma plena e produtiva neste futuro colaborativo e globalizado”, afirma.
Sobre o nível básico A2
De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), uma pessoa com o nível básico A2 de inglês consegue:
1. Entender frases e expressões frequentemente utilizadas ou relacionadas a áreas de relevância imediata;
2. Comunicar-se durante tarefas simples e de rotina, sendo capaz de trocar informações curtas;
3. Descrever em palavras simples aspectos da sua experiência, ambiente e assuntos de necessidade imediata.
Sobre o Access
Realizado no mundo inteiro desde 2004, o programa é oferecido pelo Departamento de Estado norte-americano em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 2.500 participantes desde seu início em 2008.
Saiba mais
Site: maisunidos.org
Inscrições aqui!
Facebook: Grupo +Unidos
Instagram: @unidosmais
LinkedIn: Grupo +Unidos
*Linguagem inclusiva. O site Negrê opta por utilizar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.
Foto de capa: Omar Medina Films/Pixabay.
LEIA TAMBÉM: Ela Mandela faz crowdfunding para custear curso de inglês para mulheres negras
Conheça o Negrê Podcast:
Sou um emaranhado de sonhos! Escrevo para me transformar e transformar o mundo! De amor e conexão pela escrita, escolhi o jornalismo como profissão. Hoje, sou Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para que a Comunicação e o Jornalismo sejam antirracistas.