Desde julho, o curso de inglês Winners (Vencedoras) vem beneficiando com aulas online e gratuitas cerca de 100 mulheres de todo o Brasil. Mas, para conseguir atingir as 600 inscritas e dar continuidade às atividades docentes pelos próximos seis meses, surgiu a necessidade de ser feita uma campanha de financiamento coletivo, ou crowdfunding.
Idealizado pelo coletivo de mulheres negras, Ela Mandela, o Winners é mantido pelo trabalho voluntário de cinco professoras de inglês e liderado por Fabiana Côrtes Carvalho, formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pós-graduada em Educação na Universidade Complutense de Madrid (UCM – Espanha) e professora de Inglês há quase 20 anos.
A ideia de Fabiana surgiu pela percepção da importância das estudantes construírem suas próprias narrativas, pois o ensino da língua inglesa tem um viés hegemônico branco. “Acredito que como todas elas, sempre sofri com a falta de representatividade nos livros didáticos e tive que aprender a desenvolver os seus próprios materiais para contemplar a diversidade racial”, afirmou.
O curso de inglês é a primeira das formações gratuitas ofertada pelo Ela Mandela. As participantes recebem um e-book, vídeoaulas online e assistem uma live semanal aberta no YouTube. Também produzem o material didático com conteúdo afrocentrado e protagonizado por lideranças femininas negras. O diferencial é ir além da aprendizagem da língua estrangeira, promovendo também o letramento dessas mulheres. Tudo isso, recebendo o feedback das professoras.
A campanha de financiamento foi dividida em quatro metas, e a primeira delas foi atingida ainda em agosto. Contudo, ainda faltam três. O objetivo é garantir a oferta do curso pelos próximos seis meses para o máximo de mulheres inscritas. O total do valor arrecadado irá remunerar as professoras, financiar a produção e distribuição do conteúdo e material pedagógico, assim como gestão do projeto e divulgação da campanha. Qualquer pessoa pode contribuir por meio do site, com quantias a partir de R$10 e ainda receber recompensas por isso.
Até então, 122 benfeitores já colaboraram. A Globoplay, a editora Boitempo, a Revista Afirmativa, o Site Mundo Negro e a ex-consulesa da França Alexandra Loras são alguns dos apoiadores da campanha. Ao colaborar com a iniciativa, essas empresas demonstram estar comprometidas com a promoção da igualdade racial. Isso porque o conhecimento da língua inglesa é uma ferramenta essencial para que mulheres negras acessem diferentes espaços de poder na sociedade.
Saiba mais sobre o projeto Ela Mandela: https://linktr.ee/projetoelamandela.
Entre em contato: projetoelamandela@gmail.com.
Foto de capa: RF Studio/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Movimento Afro Presença realiza evento online sobre inclusão do negro no mercado de trabalho
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.