“Para a Terra Volta Toda a Corpa em Matéria” é um projeto que parte de pesquisas da arte-educadore Pedra Silva e encruzilha memória, corpa e macumbaria. Realizado em modelagem 3D, promove uma verdadeira imersão em memórias e ancestralidade, proporcionando uma experiência única para o participante. Explorar um cenário com tantos detalhes e possibilidades é enriquecedor.
O projeto dialoga com o conceito de Afrografia da Memória, da professora Leda Maria Martins, e Pedra traz a importância de afrografar religiosidades, ciências saberes e organizações no espaço tempo.
A experiência exibe a macumbaria na virtualidade. O quintal da artista e parte de suas obras foi transmutado para o espaço virtual, que, além da experiência e imersão ancestral, também denuncia as especulações imobiliárias em volta de regiões periféricas, um processo que invisibiliza e desumaniza vidas racializadas.
O projeto gráfico tem curadoria de Rodrigo Lopes, modelagem 3D de Garu, trilha sonora de Viúva Negra e produção executiva de Dhiovanna Barroso. “Para a Terra Volta Toda Corpa em Matéria” foi contemplado na Convocatória de Laboratórios Criativos Virtuais da Rede da Escola Pública de Arte e Cultura Digital da Vila das Artes (2020).
Foto de capa: Reprodução/Instagram.
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Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.