Ceará Radar Negro

Projeto Lança Cabocla abre inscrições para residência artística entre criadores cearenses

A Plataforma Afrontamento, dentro do projeto Lança Cabocla e em parceria internacional com a PLUSplattform, está com inscrições abertas até o dia 18 de janeiro para a residência artística “Qual é a sua arma?”, que será realizada em formato de Laboratório-Imersivo e Mostra-Disparo. 

O projeto tem como objetivo construir um intercâmbio entre criadores cearenses, estimulando o desenvolvimento artístico e interdisciplinar das artes cênicas/performáticas com as artes visuais e o audiovisual, em diálogo com outras linguagens. 

A residência ocorrerá presencialmente, na capital cearense, de segunda a domingo, nos dias 25 a 31 de janeiro. São 20 vagas no total, 18 para criadores e duas para documentadores do processo artístico. Quatro vagas são destinadas a pessoas do interior e da região metropolitana de Fortaleza, com direito à ajuda de custo e apoio durante a imersão. 

Os candidatos selecionados serão divididos em dois grupos, um alocado no Porto Iracema e outro no Porto Dragão, cumprindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento e higienização constante. Os laboratórios imersivos com cada grupo serão mediados por Tieta Macau (MA), Gerson Moreno (CE) e Elton Panamby (SP).

Sobre a Plataforma Afrontamento

A Plataforma Afrontamento é um espaço de elaboração de projetos, experimentação e intervenção em arte, o qual pensa e propõe ações de cultura e arte como frente de cuidado e resistência. A plataforma tem como objetivo o fortalecimento artístico cultural de pretes-favelades, sempre se alinhando com as finalidades políticas, éticas e expressivas do universo negro. 

Sobre o Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Saiba mais

Para obter mais informações e se inscrever, acesse aqui ou o perfil do Instagram da Plataforma Afrontamento.

Foto de capa: Divulgação Governo do Ceará/Verônica Pereira.

LEIA TAMBÉM: Conheça a Casa Futuro: um projeto antirracista e antissexista cearense

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: