Mundo

Quem é a mais jovem negra poetisa a declamar na posse presidencial americana

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e já carrega consigo um diploma da melhor universidade dos Estados Unidos. Formou-se em Harvard em 2019 e declarou que em 2036 deseja ser a presidente do país. Afroamericana, ativista, socióloga e escritora, Gorman tornou-se a mais jovem poeta a declamar na posse presidencial nos Estados Unidos. Nasceu com necessidades especiais, mas nunca as enxergou como limitações, e sua trajetória mostra isso. 

É bem comum a presença de poetas em posses presidencias democratas. Poemas foram declamados na posse de Bill Clinton, 74, e Barack Obama, 59, por exemplo. Algo averso ao governo republicano. Na posse de Joe Biden, 78, que ocorreu na quarta-feira passada, 20, a responsável por escolher Amanda para a desejada posição foi a primeira dama, Jill Biden, 69. 

Trajetória

Filha de professora, Gorman desde criança não só foi muito dedicada aos estudos, como viu em sua mãe sua maior inspiração. Estudou do infantil ao colegial em uma escola particular de Santa Mônica, na Califórnia (EUA), e ainda na infância, ganhou uma competição de poesia. Quando criança, gostava muito de ler e escrever e quase não assistia televisão. O amor pelos livros a fez também virar escritora e, aos 15 anos, publicou o livro de poesia The One for Whom Food Is Not Enough (Aquele para quem a comida não é suficiente). 

Em 2017, a jovem teve vários marcos em sua carreira. Leu sua poesia na MTV, tornou-se a mais jovem poetisa a abrir a temporada de Literatura da Biblioteca do Congresso, escreveu uma homenagem aos atletas negros pela Nike e venceu um prêmio criado para jovens poetas, idealizado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, o National Youth Poet Laureate. Enquanto aluna de Harvard, foi coroada “poeta jovem nacional”.

Em 2021, teve como o principal marco de sua carreira, declamar sua poesia na posse do 46º presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. Sua performance, foi tão aclamada pela mídia que a fez ser notada por uma das maiores agências de moda do mundo. Gorman assinou contrato com a IMG Models, a agência de top models como Gisele Bundchen, 40, e Kate Moss, 47.

Ativista, questões raciais são abordadas com frequência em seus poemas, inclusive o movimento Black Lives Matters (Vida Negras Importam), foi um dos temas abordados no poema presidencial.

Abaixo, você encontra traduzido o poema aclamado pelo mundo:

A Colina que Subimos

“Quando amanhece nós perguntamo-nos:
‘Nesta interminável sombra, onde podemos luz achar?’
‘Esta perda que carregamos, o mar que temos de cruzar’.
Nós afrontámos a barriga da besta,
nós aprendemos que a quietude não é sempre paz.

E que as normas e noções do que é justo
nem sempre são justiça.
E no entanto o amanhecer é nosso num ápice,
de alguma forma conseguimos.

De alguma forma resistimos
e vimos uma nação que não está quebrada,
mas apenas inacabada.
Nós, os herdeiros de um país e de um tempo
em que uma pequena rapariga Negra descendente de escravos
e criada por uma mãe solteira pode sonhar ser presidente
e logo ver-se a declamar para um. […]”

*Correspondente internacional do Negrê nos Estados Unidos

Foto de capa: Patrick Semansky-Pool/Getty Images.

LEIA TAMBÉM: DJ Khaled será apresentador do Prêmio MTV África

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: