Rio Grande do Norte

Roda de conversa online reúne candidatas negras no Rio Grande do Norte nesta sexta

Com o intuito de incentivar um diálogo com acolhimento, propostas e fortalecimento das pautas feministas e raciais, na próxima sexta-feira, 9, às 18h, acontecerá uma roda de conversa com candidatas negras de Natal (RN). A roda será transmitida pelo canal do Youtube e página do Facebook da Nação Zamberacatu, que são os responsáveis pela ação.

Serão sete mulheres negras candidatas à eleição municipal 2020 de Natal (RN). Estarão presentes as candidatas a vereadora: Aline Juliete (PT), Ariane Idalino (PSOL), Samara Martins (UP), Letícia Catu (PSOL), Yara Costa (PT), Divaneide Basílio (PT) e Tati Ribeiro (PSOL). Divaneide Basílio já ocupa a Câmara Municipal de Natal e pretende nessas eleições se reeleger, ela é atualmente a única vereadora negra da história da Câmara Municipal de Natal, capital potiguar.

Foto: Divulgação.

De acordo com Samara Martins, do partido Unidade Popular (UP), esse evento servirá para um fortalecimento de mudança cultural, de que as mulheres negras podem e devem estar dentro da política. “É importante que apesar das diferenças, que a gente se fortaleça nesse sentido de mulheres pretas estarem em espaços de poder”, justifica a candidata.

Outra convidada é a Tati Ribeiro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL),
coordenadora da Rede Emancipa, uma rede de cursinhos populares, que há 12 anos promove discussões sobre a política dos bairros e os assuntos cotidianos desses locais. Segundo a candidata à vereadora, esse evento será bastante importante por permitir que mulheres negras, através de diferentes abordagens, possam agregar coletivamente as pautas sobre racismo, sexismo e classe.

“Nós também representamos uma pluralidade, em que cada uma de nós, dentro de seus grupos, das suas potências e movimentos entrar na Câmara Municipal. Mas para mim nós não somos rivais, muito pelo contrário: nós somos em si a representatividade das diferentes potências que as mulheres negras podem ter na cidade do Natal”, explica Tati Ribeiro.

A responsável pela roda de conversa é a Nação Zamberacatu, a primeira Nação de Maracatu da cidade de Natal, fundada no ano de 2012. Surgiu com o objetivo de movimentar o cenário cultural da Cidade do Sol, dando ênfase às manifestações afro brasileiras. A Nação está atrelada a religiosidade afro brasileira, tendo suas fundamentações no Candomblé de Nação Ketu. Todos os anos, a Nação realiza a coroação da Rainha no Largo da Igreja do Rosário dos Pretos no centro de Natal. E, durante a sua trajetória, aprofunda debate e diálogo a respeito do protagonismo de mulheres negras e do matriarcado negro africano. Além de ter promovido lives durante a pandemia do Covid-19.

Serviço:

Roda de conversa “Pretas no Poder”
Quando: 09/10, sexta-feira
Horário: 18 horas
Formato: Online
Onde: Canal do Youtube e Página do Facebook da Nação Zamberacatu

Foto de capa: Chris Montgomery/Unsplash.

LEIA TAMBÉM: Candidaturas coletivas negras avançam no Nordeste para disputar eleições deste ano

Compartilhe: