Escrita Negra

Vamos falar de racismo: livro-caixinha estimula a reflexão sobre o tema com perguntas

Vivemos em um país extremamente racista. Contudo, parte da população ainda insiste em negar a existência do racismo no Brasil e muitos dos que reconhecem ainda não sabem como agir efetivamente para mudar esse cenário. 

Esse é um assunto urgente e complexo e um passo importante para lidar com esse quadro é a conscientização e reflexão sobre o assunto. Ou seja, para nos tornarmos antirracistas é preciso falarmos abertamente sobre o tema, para, dessa forma, promover transformações no entendimento e, consequentemente, no comportamento.

É visando esse objetivo que os jornalistas Alexandra Loras e Maurício Oliveira elaboraram o livro-caixinha Vamos falar de racismo: 100 perguntas para discutir preconceito e gerar conscientização (2021), publicado pela Matrix Editora.

O livro conta com 100 cards e cada um apresenta tópicos que estimulam discussões sobre as manifestações de racismo na nossa sociedade, assim como a autoanálise e autoavaliação sobre seus próprios preconceitos. É possível utilizá-los tanto para leitura individual quanto para atividades coletivas.

Alguns dos cards que compõem o livro-caixinha. Foto: Mayse Cosmo.

Sobre os autores

Alexandra Loras

É comunicadora, mentora e ex-consulesa da França em São Paulo (SP). É formada em Jornalismo pela Sciences Po (Paris, França) e é ativista engajada na discussão sobre a representação da população negra na mídia e na educação e seus efeitos na construção da identidade negra, especialmente das crianças.

Maurício Oliveira

É jornalista e contribui para diversas editorias de alguns dos principais veículos do país, como Exame, Valor Econômico e O Estado de São Paulo. Pela Matrix Editora, ele já publicou Vamos falar de LGBTI+ (2020), Vamos falar de masculinidade (2020), entre outros títulos.

Confira detalhes

Obra: Vamos falar de racismo: 100 perguntas para discutir preconceito e gerar conscientização
Ano: 2021
Formato: Livro-caixinha
Autores: Alexandra Loras e Maurício Oliveira
Editora: Matrix
Disponível: aqui!

Foto de capa: Mayse Cosmo.

LEIA TAMBÉM: Amor afrocentrado é o tema do novo livro de realeza da escritora Lyli Lua

Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: