Ceará Notícias

Jornalistas negras do Ceará lançam livro sobre mulheres gestoras no futebol

As jornalistas negras Beatriz Carvalho, 23, e Karoline Tavares, 23, lançam o livro Passa a Bola Pra Elas (2021) nesta sexta-feira, 11, a partir das 20 horas, no canal da Editora Primeiro Lugar. A publicação das cearenses traz o cenário de gestão das mulheres dentro do futebol brasileiro.

A ideia da obra Passa Bola Pra Elas veio com o intuito de compartilhar as histórias de mulheres que estão na dirigência, assumindo responsabilidades no ambiente administrativo em qualquer área dos clubes. A cada dia tem sido mais comum ouvir falar sobre futebol feminino, jogadoras, árbitras e mulheres no jornalismo esportivo. E que também estão em cargos de gestão.

Capa do livro Passa a Bola Pra Elas (2021). Foto: Divulgação.

A construção do processo de feitura do livro se fez com muitas ligações, mensagens e encontros presenciais com as gestoras. A publicação traz um levantamento inédito quantitativo de mulheres em cargos de gestão nos clubes das Séries A e B do futebol brasileiro e também das Federações. 

Com essa leitura, será possível ainda conhecer trajetórias de mulheres de diversas regiões do Brasil. Além da primeira diretora de um clube de futebol e os perfis de três cearenses em cargos de gestão. Histórias que precisavam ser registradas em uma publicação que já está disponível.

“Publicar o Passa a Bola pra Elas é a realização de um sonho, mas também é mais que isso. É contribuir um pouquinho para aumentar a discussão e os estudos sobre a temática das mulheres na gestão do futebol e do esporte em geral e, porque não, aprofundá-la no futuro”. É o que diz uma das autoras, a jornalista Karoline Tavares.
  
É uma publicação importante principalmente por destacar esses trabalhos em um meio onde é tão difícil encontrar apoio. Com o nosso livro, queremos colocar essas personagens, que estão nos bastidores, em foco. A representatividade vem aumentando aos poucos, mas ainda falta muito”, afirma a outra autora do livro, a também jornalista Beatriz Carvalho.

O lançamento e a publicação do título é pela Primeiro Lugar, editora referência no meio literário e que tem outras obras com temáticas semelhantes, como As Táticas dos Campeões (2020), Futebol Feminino e Seus Entraves (2020) e A Verdadeira Regra do Impedimento (2019), de Karine Nascimento.

Sobre elas, as autoras

Karoline Tavares

Editora-adjunta do Site Negrê, é jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, é integrante do projeto Ponta de Lança e social media do PELEJA. Já foi comentarista de jogos na Federação Cearense de Futebol e produtora de partidas da liga Novo Basquete Brasil (NBB) em Fortaleza (CE).

Karoline Tavares. Foto: Arquivo pessoal.

Beatriz Carvalho

Também é jornalista, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é repórter do Ge.globo no Ceará e fala sobre mulheres e esporte no blog Coisa de Gênero.

Beatriz Carvalho. Foto: Arquivo pessoal.

Saiba detalhes

Lançamento do Livro Passa a Bola Pra Elas (2021)
Quando: 11 de junho, sexta-feira
Horário: 20h
Editora: Primeiro Lugar
Local: canal da editora Primeiro Lugar
Preço: R$ 42,00

Fotos de capa: Arquivos pessoais.

LEIA TAMBÉM: Advogada cearense lança livro que debate o racismo no meio jurídico

Ouça o episódio #14 – Por uma sociedade sem manicômios:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: