O adolescente ganês Samuel Aboagye, 17, idealizou e construiu uma motocicleta modelo scooter de madeira movida a energia solar. Apesar de rústica e feita com peças reutilizadas, a tecnologia é de baixo custo e tem um sistema com bateria, freios, luzes, painel solar na traseira e alto-falante bluetooth para conectar o celular e as 100 estações de rádio de sua cidade. No caso, Acra, capital de Gana, um país da região Ocidental da África e também seu país de origem.
Para fabricar o veículo, Samuel Aboagye pensou em cortar madeiras com faca de mão para a estrutura do veículo sustentável. O motor usado é de uma máquina de costura de sua mãe. Já a ideia do painel solar foi pensada para reduzir as emissões de carbono no meio ambiente.
Veja detalhes do veículo:
Confira o vídeo e entenda melhor:
E este não é o primeiro projeto do adolescente africano de apenas 17 anos. Samuel Aboagye já construiu um drone, uma máquina para lavar máscaras e um alto-falante bluetooth com um galão de água.
Foto de capa: Dext Tecnology Limited.
LEIA TAMBÉM: Engenheira queniana desenvolve tijolos sustentáveis mais resistentes que concreto
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.