O “Linguafro – ensino de idiomas afirmativo”, para formação de professores de línguas estrangeiras, está com inscrições abertas até o próximo dia 4 de abril, de maneira gratuita. A formação contará com um time de profissionais de peso e vai ofertar uma proposta para uso da língua como justiça social, sobretudo no combate ao racismo.
O curso ocorrerá de abril a julho e podem participar estudantes de Letras – Línguas Estrangeiras, professores de ensino fundamental e médio e demais interessados. Formação oferta ensino de línguas estrangeiras a partir de uma perspectiva descentralizada e racializada.
A iniciativa é uma realização do Coletivo Yalodê GEPLAFRO (Coletivo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-raciais) e conta com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Sobre
Criado em 2018, o projeto “Linguafro – ensino de idiomas afirmativo”, idealizado no âmbito do NEAB/UFU e do Coletivo Yalodê – , nasceu a fim de propiciar aos estudantes pretos e pardos em situação de vulnerabilidade (atendidos por políticas de permanência estudantil) acesso ao aprendizado de Língua Inglesa e Língua Espanhola. O principal objetivo é potencializar a participação desses estudantes em atividades de pesquisa, programas de mobilidade internacional e programas de pós-graduação.
O projeto visa a contribuir com a formação de futuros quadros de pesquisadores e docentes pretos e pardos, em diferentes áreas do conhecimento, além de já ter se tornado naturalmente um espaço de acolhimento e organização para os estudantes pretos e pardos.
Dessa forma, ajuda a constituir um espaço alternativo para a formação de professores, por promover o acesso à discussão para a Educação e as Relações Étnico Raciais, a descolonização do currículo para o ensino de Línguas, a promoção de difusão de representações afirmativas para a população e a comunidade negra no mundo diaspórico por intermédio dos idiomas.
Saiba mais
Para mais informações e inscrições, basta acessar o link.
Foto de capa: Andrea Piacquadio/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Curso online de inglês com foco em justiça social recebe inscrições até 31 de março
Ouça o episódio #07 – Pretas Nordestinas: ocupando a arte #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.