A 22ª edição da Bienal Sesc_Videobrasil, realizado pelo Sesc São Paulo, recebe o fotógrafo franco-camaronês Samuel Fosso, referência na produção de autorretratos desde a década de 1970, no dia 30 de janeiro, às 18h30, no Sesc 24 de Maio, na Capital paulista. O encontro faz parte dos Programas Públicos, série de conversas gratuitas e abertas com o mesmo tema do evento principal (neste ano, “A memória é uma ilha de edição”, inspirada na frase do poeta brasileiro Waly Salomão), que ocorre até o dia 25 de fevereiro.
O artista conversará com a jornalista Adriana Ferreira Silva e o curador Thyago Nogueira sobre a carreira na fotografia e o impacto disso na representação da identidade. Ao longo da trajetória, Fosso incorporou à própria arte ideias de beleza, poder e performance de gênero. Parte disso, as séries de fotografias 70s Lifestyle series e Fosso Fashion estão expostas no Sesc 24 de Maio.
Outro grande nome das artes visuais que marcará presença na bienal é o baiano Ayrson Heráclito. Curador, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e doutorando na PUC-SP, o artista falará sobre o próprio ponto de vista em relação à reparação histórica e ao Candomblé, religião que pratica há quase 30 anos, em obras expostas em edições anteriores.
Bienal Sesc_Videobrasil
A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil | A memória é uma ilha de edição fica à mostra no Sesc 24 de Maio até 25 de fevereiro, com a exposição principal unindo trabalhos de 60 artistas brasileiros e estrangeiros, com curadoria de Raphael Fonseca e Renée Akitelek Mboya. Além disso, apresentam o Especial 40 anos, curada por Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus.
Programação
Terça-feira, 30 de janeiro, 18h30 – Encontro com artistas: Samuel Fosso
Quarta-feira, 31 de janeiro, 19h30 – Vivência “Arte, tecnologia e conservação de arquivo”, com aarea (geridas por Marcela Vieira e Lívia Benedetti)
Quinta-feira, 8 de fevereiro, 18h30 – Introdução ao acervo comentado: 2012-2023, com Alessandra Bergamaschi
Quinta-feira, 8 de fevereiro, 19h30 – Fábio Cypriano
Quinta-feira, 15 de fevereiro, 19h30 – Ayrson Heráclito comenta aspectos centrais das obras que apresentou no Videobrasil
Quinta-feira, 22 de fevereiro, 19h30 – Vivência “Interface entre literatura, música e poesia”, com Ava Rocha
Sobre o Videobrasil
O Videobrasil é uma plataforma de arte e uma associação cultural que pesquisa e difunde a produção artística das regiões do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Criado e dirigido por Solange Farkas, integra uma rede de ações que inclui exposições, mostras, publicações, documentários, encontros e residências artísticas. O acervo é referência na conservação de vídeos, registros de performance e videoinstalações e tem mais de mil obras e quatro mil itens.
Confira mais detalhes
22a Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição
Local: Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP)
Período expositivo: 19 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Classificação Livre | Entrada gratuita
Foto de capa: Acervo Videobrasil/Divulgação.
LEIA MAIS: Artista e marca baianos lançam coleção de moda praia inspirada no Candomblé