O pedagogo Davison Souza lançou o livro “Cota não é esmola: as cotas raciais na Uece”. Na obra, o autor relata a luta histórica para que a Lei de Cotas, que completa 10 anos em 2022, fosse efetivada em 2012 no contexto nacional, expondo a tardia adoção do Estado do Ceará.
Fruto de uma pesquisa de conclusão de curso, o livro oferece um rico contexto histórico sobre a educação nacional e a presença das populações negras, dialogando sobre a luta do Movimento Negro por uma educação que abrangesse a cultura, história e saberes dos povos negros no Brasil.
Além disso, Davison ainda trabalha com a presença marcante da cultura negra no estado para desconstrução da falácia “não há presença negra no Ceará”, convidando o leitor ao diálogo sobre o assunto.
A obra carrega o selo da editora Mirada Janela Cultural (@miradajanela). Sua pré-venda teve início no dia 5 de março, pelo site Abacashi.
Sobre o autor
Davison Souza é negro, periférico e pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará, pesquisador em educação antirracista e educação popular. É ilustrador autodidata publicando suas ilustrações no perfil @PretArt no Instagram, dialogando sobre negritudes e a presença dos corpos negros na sociedade brasileira e os diversos atravessamentos que esses corpos enfrentam.
Sobre o livro
“Cota não é esmola: as cotas raciais na Uece” contará com referências de peso da literatura negra e com referências artísticas como slam, cordéis, cantos de capoeira, rap, funk, forró.
Ao tratar da Uece, Davison traz dados alarmantes e preocupantes sobre a não permanência dos estudantes cotistas na referida universidade. Através de uma entrevista, o livro mostra ao leitor diálogo sobre as cotas raciais na perspectiva desses estudantes.
A capa do livro foi ilustrada pelo autor e tem relação com o que ele acredita ser o tripé das políticas de cotas: acesso, permanência e sucesso. Vale ressaltar que o livro contará com 5 ilustrações de Davison que dialogam sobre as temáticas emergentes da obra e uma ilustração do artista fortalezense @6lecaute.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Quem tem medo de quem está na rua?
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.