Publieditorial

Conheça o médico oftalmologista Valdez Filho e a campanha Abril Marrom

Valdez Melo dos Anjos Filho é graduado em Medicina pela Faculdade de Teresópolis (RJ) com Especialização em Oftalmologia pelo Instituto Penido Burnier, situado em Campinas (SP). Além disso, é especialista em catarata, estrabismo e retina, atuando também na área de oftalmopediatria. Atualmente, Valdez Melo (@valdezmelo) atende em sua cidade natal, Teófilo Otoni (MG), na Clínica Vital Medicina Especializada (@clinicavitalto) e no Núcleo de Oftalmologia Avançada – NOA (@noaoftalmo). 

Com mais de 2 mil cirurgias realizadas ao longo da carreira, Valdez Melo é membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, comprometido com os mais altos padrões de qualidade no atendimento aos pacientes e com atualização especializada constante.

Foto: Divulgação.

O médico oftalmologista Valdez Melo traz algumas recomendações acerca de questões com a visão e cegueira. Entre os sinais que indicam problemas de visão, estão a dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz, dor ou pressão nos olhos, a aproximação excessiva de celulares e/ou livros, coceira frequente nos olhos, reflexo anormal nas fotos e aumento de sensibilidade à luz. De acordo com o médico, as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. 

LEIA TAMBÉM: Conheça o Instituto DIS – Diversidade e Inclusão na Saúde

Campanha Abril Marrom: uma atenção à cegueira

No Brasil, a deficiência visual afeta cerca de 18,6% da população, com mais de 6,5 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade para enxergar. 80% dos casos de cegueira, conforme estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), são evitáveis com cuidados especiais e acompanhamento oftalmológico preventivo regular para a detecção do diagnóstico precoce. 

Confira o post informativo no Instagram do médico Valdez Filho.

No mês de conscientização, prevenção e combate à cegueira, conhecido como a Campanha do Abril Marrom, o médico oftalmologista Valdez Filho aponta a importância social da campanha que tem esse nome em homenagem à cor de predominância da íris nos olhos da maioria dos brasileiros. 

Foto: Divulgação.

Projetos sociais: uma reconexão com a essência da Medicina

Desde 2019, o médico oftalmologista Valdez Melo participa ativamente de projetos sociais e organizações não governamentais (ONGs) em território nacional e no exterior. Por acreditar que essa é uma oportunidade de se reconectar à essência e os valores da Medicina: “Acho que esses projetos são essenciais pois nos trazem de volta àquilo que a gente aprendeu sobre carinho, acolhimento e contato com o paciente e, principalmente, por estar ligado nas discussões atuais sobre a saúde da população negra e a baixa adesão pela falta de identificação com os profissionais da saúde”, afirma.

Sua primeira participação em causas sociais foi no Estado do Amazonas, com atendimento especializado à população ribeirinha do Rio Amazonas, passando também pelos Estados do Maranhão, Goiás e em sua terra natal, onde participou no Vale do Jequitinhonha – conhecido como uma das áreas mais carentes do Brasil – de uma ação promovida pelo Instituto Kindala (@institutokindala), uma das ONGs pioneiras em atenção em saúde nos vales de Minas Gerais: “O Instituto Kindala leva médicos voluntários para oferecer atendimento de saúde em comunidades com pouco ou nenhum acesso aos cuidados médicos. Levamos atendimento oftalmológico para quem precisa, com a certeza de que enxergar melhor é um passo para transformar vidas”. 

Em 2024, participou do Projeto Angola, seu primeiro projeto social internacional, promovido pelas OSCs nacionais Instituto Dharma (@instituto_dharma) e Instituto DIS (@institutodis) que reuniu médicos voluntários, formando uma equipe diversa e inclusiva que levou representatividade ao atendimento nas cidades de Lubango e Luanda. Tudo isso, em parceria com as equipes locais representadas pelas ONG Criança Feliz Angola (@criancafelizangola) e ONG Atos (@ongatosoficial), proporcionado saúde e solidariedade à população vulnerável angolana. 

LEIA TAMBÉM: Conheça a médica Rayssa Okoro preocupada com a saúde da população negra

Acompanhe o dr. Valdez Filho nas redes sociais!

Instagram – @valdezmelo
LinkedIn – Valdez Melo
Contato – drvaldezfilho@gmail.com
Marcação de consultas – (33) 9991-9225 (whatsapp)

*Esse conteúdo de Publieditorial é patrocinado. Para consultar um orçamento, envie um email para negre.parcerias@gmail.com e digite “Publieditorial” no assunto.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Conheça o médico clínico-geral Fleury Johnson fundador do Instituto DIS

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: