A pensadora e ativista Angela Davis, 76, é referência nos estudos sobre feminismo negro e interseccionalidade no mundo. Para conhecer e entender sobre o pensamento de Davis, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, juntamente com a editora Boitempo, disponibilizou um curso em outubro de 2020, que está disponível no canal do YouTube da editora.
O curso objetiva capacitar e agitar novos pensamentos na linha do feminismo negro de maneira gratuita e interessante. Ao compreender o panorama brasileiro e mundial, evidencia-se a urgência de conhecer os movimentos de liberdade e resistência pensados e constituídos por mulheres pretas.
O curso que aborda a vida e a obra de Davis foi divido em quatro partes. “Uma Autobiografia”, “Mulheres, Raça e Classe”, “Mulheres, Cultura e Política” e “A liberdade é uma luta constante” são as obras debatidas no curso, que conta com nomes importantes para o debate de gênero, raça e classe no Brasil.
Programação
Aula 1 – Uma Autobiografia
Com Raquel Barreto.
Mediação: Anne Quiangala.
Aula 2 – A liberdade é uma luta constante
Com Angela Figueiredo.
Mediação: Luiza Braga.
Aula 3 – Mulheres, Cultura e Política
Com Conceição Evaristo.
Mediação: Juliana Borges.
Aula 4 – Mulheres, Raça e Classe
Com Raquel Barreto.
Mediação: Camilla Dias
Saiba mais
Curso disponível aqui!
Foto de capa: Antonio Scorza/O Globo.
LEIA TAMBÉM: Projeto Lança Cabocla abre inscrições para residência artística entre criadores cearenses
Conheça o Negrê Podcast:
Jornalista em formação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e afropesquisadora. Atualmente, estuda movimento negro e juventude em Minas Gerais, mas já aprofundou em racismo institucional e racismo e mídia. Também se interessa por cultura, música (principalmente rap nacional!) e política, sobretudo pelo modo que essas pautas dialogam com negritude no Brasil. É fotógrafa nos horários vagos (com a percepção e admiração pela maneira que a fotografia e o fotojornalismo narram realidades e perspectivas). Além disso, também é militante pelo Levante Popular da Juventude, comunicadora e coordenadora de cultura do Coletivo Negro KIANGA.