Radar Negro

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul celebra 14 anos de memória

A maior janela de cinema negro da América Latina, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, chega a sua 14ª edição e convoca o público para participar de forma online, entre os dias 27 de outubro e 6 de novembro, e ir ao Cinema Odeon, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de novembro.

“Memória, vestígios e futuridade” é o tema da edição deste ano. A curadoria pensou neste tema como forma de homenagear aos profissionais do cinema negro nacional que fizeram a passagem em decorrência da pandemia de COVID-19 e proporcionar um processo de cura coletiva através da arte. A proposta é ressaltar o movimento Sankofa de retornar ao passado para ressignificar o presente, construir o futuro e refletir sobre memória.

“Não estamos apenas apostando no passado ou nos registros das memórias e processos de preservação, mas no entendimento da existência e suas presenças. O que fica e o que deve ficar. Os vestígios também estão na ordem do urgente!”, afirma a curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Ana Paula Ribeiro.

O Encontro contará com 169 filmes, sendo 129 filmes nacionais, dentre os quais 123 curtas e 6 longas metragens nacionais e 32 filmes internacionais, sendo 24 curtas e médias e 8 longas internacionais. A programação terá ainda atividades formativas pela manhã, às 10h, alternadas com as séries Entre Vestígios e Futuridades e Borrando Fronteiras. Às 11h15, haverá mais uma edição da série Políticas do Olhar: diálogos sobre curadoria e descolonização.

Os curadores seguirão honrando a memória e o legado de Zózimo, desconstruindo estereótipos e reconstruindo as imagens que as pessoas negras possuem de si. A 14ª edição Encontro de Cinema Zózimo Bulbul se apresenta de maneira multiplataforma com a exibição de filmes pela Inssaie, atividades formativas “Borrando as Fronteiras” e “Políticas no Olhar”, Oficinas e Pitching.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Brasil vive nova epidemia de fome

Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui! 

Compartilhe: