Maranhão Pretarte

Exposição “Renunciar” segue no Centro Cultural Vale Maranhão até 3 de junho

Com curadoria de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), a exposição “Renunciar” segue em cartaz até o próximo 3 de junho. O convite para conhecer a mostra inédita com 300 imagens do fotojornalista maranhense Mobi se extende a todos, pois a exposição tem uma versão online que está disponível no site.

A fotografia de Mobi tem com principais características refletir a cidade oficial e marginal de São Luís (MA), seus habitantes e suas mobilizações políticas. Assim, ele acabou registrando transformações históricas entre os anos 70 e 2000. Algumas fotos que se destacam no acervo documentam as visitas de Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela e Luiz Inácio Lula da Silva ao Maranhão

Foto: Andressa Algave.

Mobi foi um fotógrafo que esteve à margem do que foi amplamente exposto, publicado e divulgado. Ele documentou o que podemos chamar de ‘cidade amazônica’, que é uma cidade complexa, que não cabe nos moldes que estamos habituados a conceber e construir”. É o que explica o curador Gabriel Gutierrez.

Para compor a exposição, ao todo cinco mil fotos do acervo do Instituto Federal do Maranhão foram pesquisadas. Para complementar a mostra, o diretor Beto Matuck realizou um documentário inédito, que apresenta Mobi através de depoimentos de amigos, proporcionando uma experiência imersiva no universo fotográfico do artista. 

O trabalho é um manifesto sobre a importância do cotidiano e do humano na conformação e sustentação da urbanidade específica. Por trás dos grandes feitos, são as pessoas que, em profundidade psicológica e de experiência, miram-se nesse grande espelho. Mobi fotografou a rua, as praças, os edifícios, os bichos e o que encontrava enquanto cidadão, sujeito popular, de São Luís, e revelou a oposição flagrante própria desse espaço urbano”, relata o curador Gabriel.

Confira detalhes

Exposição “Renunciar”

Visitação: até 03/06/2023
Horário: de 10h às 19h
Onde: Centro Cultural Vale Maranhão
Endereço: Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís (MA)
Confira a versão online: aqui!

Foto de capa: Andressa Algave.

LEIA TAMBÉM: Exposição “Negros na Piscina” fica em cartaz na Pinacoteca do Ceará até 14 de maio

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: