O jornalista, poeta, escritor e agitador cultural baiano Clarindo Silva será um dos cidadãos de Salvador (BA) para ter os pés lavados na cerimônia do Lava Pé, que acontecerá nesta Quinta-feira Santa, 28, na missa das 18h. Ele recebeu o chamado do padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, para participar deste momento.
Além disso, Clarindo Silva também irá receber a Medalha do Mérito Cultural, pela Câmara dos Vereadores de Salvador, proposta pelo vereador Edvaldo Brito, em abril.
Sobre o Lava Pé
O “Lava Pé” representa um ato de passagem de renovação da fé, que tem um contexto bíblico descrito em episódios do Antigo e do Novo Testamentos. O ritual é bem antigo, antes de Cristo, quando os anfitriões ofereciam uma bacia com água para o hóspede ou visitante da casa lavar os pés.
Porém, foi no Novo Testamento que essa prática foi ressignificada. Jesus, o Messias, na última noite com os discípulos, lavou os pés de cada um deles, o que quebrou paradigmas sobre a hierarquia entre mestre e servo ou senhor e escravo. Por isso, a prática de lavagem dos pés tem como símbolo o amor ao próximo, a humildade e a igualdade entre as pessoas.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Programa de conservação ambiental chega a R$ 70 milhões em investimentos