Pernambuco

Mulheres negras da periferia de Recife participam de desfile de moda afro autoral

Um desfile afro autoral, para encerrar o projeto “Moda Preta Autoral em Conexão Ancestral”, acontecerá no próximo sábado, dia 30 de março, na Zona Norte de Recife (PE), às 15h. Com o objetivo de valorizar a beleza, a feminilidade e a criatividade das mulheres negras, cerca de 50 delas, com idades que variam de 17 a 60 anos, irão participar desse tipo de desfile pela primeira vez. A entrada é gratuita.

Ao longo de toda a programação do projeto, houve oficinas gratuitas e, dentre as capacitações estavam a confecção de vestido, kaftan, calça, blusa e turbante e outros acessórios. As formações foram idealizadas pelo casal de jovens negros Rodrigo e Jéssica Zarina. Empreendedores da periferia de Recife, eles perceberam, em intercâmbios que fizeram por países como África do Sul e Moçambique, uma forma de aproximar a cultura ancestral com a realidade local.

Foto: Divulgação.

“Poder proporcionar este projeto às mulheres da minha comunidade é um grande passo que estamos dando para combater o racismo e garantir a autoestima feminina. Sei da necessidade que cada uma de nós temos, como mulheres, negras e que vivemos em meio à desigualdade racial. Sem dúvida, este projeto é uma realização de sonho para mim. Mas, para as participantes, é uma virada de página”, explica a estilista e coordenadora do projeto Jéssica Zarina.

“Com esta formação e vivência, buscamos ressaltar a importância do papel da moda na afirmação de identidades de pessoas negras na atualidade. Temos o entendimento do lugar do corpo negro e de elementos da moda no corpo negro, no aspecto da afirmação de nossa própria permanência, resistência e enfrentamento político cotidiano”, afirma Rodrigo Zarina.

Foto: Divulgação.

Confira detalhes

Evento de moda afro autoral leva mulheres da periferia do Recife para passarelas

Quando: sábado, dia 30 de março
Onde: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo (Rua Passarela, nº 18-A, comunidade de Chão de Estrelas, Zona Norte do Recife)
Horário: 15h

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: