Bahia Pretarte

Mostra sobre a vida de Milton Santos está em cartaz até 8 de outubro

Geógrafo, advogado, escritor, cientista, jornalista, professor universitário, entre outras atribuições, este foi o baiano Milton Santos (1926-2001), um homem potente e multifacetado. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, ele renovou a geografia do país na década de 1970. Hoje, mais de 20 anos após sua morte, o Itaú Cultural dedica uma exposição em sua homenagem, é a 59ª mostra Ocupação Milton Santos, aberta ao público até o próximo dia 8 de outubro com entrada gratuita. 

A ocupação começa por um conteúdo audiovisual introdutório, fazendo um aprofundamento no pensamento e processo criativo de Milton, passando por seus textos, desenhos e ilustrações até chegar ao painel biográfico no qual o público se depara com uma parede de 10 metros de comprimento; contendo um painel biográfico, com fotos, vídeos, objetos pessoais e matérias de jornais. Em seguida, um espaço dedicado a visão de Milton Santos sobre a questão racial.

Ao final da exposição, tem o seu legado. Nesta etapa, são exibidos vídeos com depoimentos de pessoas próximas ao mestre. Entre eles, um depoimento de sua ex-esposa, com quem foi casado por mais de 30 anos; a francesa Marie-Hèléne Tiercelin Santos, que conta como foi o período em que o casal viveu em exílio. O escritor Itamar Vieira, autor de Torto Arado, fala sobre a questão racial no Brasil. 

Além disso, um depoimento do próprio Milton Santos sobre a importância da geografia em palestra que deu no Encontro internacional realizado na Universidade de São Paulo (USP), em 1994. A curadoria, concepção e realização é da equipe Itaú Cultural, com consultoria de Flávia Grimm e Manoel Lemes e projeto expográfico de Francine Moura e Davi Brischi. 

Com mais de 150 peças, entre fotos, conteúdos audiovisuais, textos e livros de autoria do homenageado, a mostra reflete um pouco do que foi a vida de Milton Santos. O visitante vai poder fazer um passeio pela vida do geógrafo desde o seu nascimento, na Bahia, até a morte, em São Paulo. Toda a exposição contém recursos de acessibilidade. No hotsite, é possível ter acesso online a programação cênica presencial. O documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (2006) pode ser assistido na plataforma Itaú Cultural Play e atividades do Núcleo de Formação do IC complementam a mostra.

Sobre Milton Santos

Milton Almeida dos Santos nasceu em maio de 1926 em Brotas de Macaúbas (BA). Morreu em junho de 2001, em São Paulo (SP), aos 75 anos. Além de renomado geógrafo, que inovou o pensamento sobre o tema, ele foi escritor, cientista, jornalista e professor universitário. Durante 13 anos, de 1964 a 1977, viveu em exílio. 

Começou essa itinerância, forçada durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), pela França para depois seguiu para Toronto (Canadá), Cambridge (EUA), Lima (Peru), Caracas (Venezuela) e Dar-es-Salaam (Tanzânia). 

É possível encontrar mais informações na aba “perfil” do site do Itaú Cultural. As ideias de Milton Santos seguem circulando para além do ambiente acadêmico, alimentando novos intelectuais, artistas e ativistas. Ele se engajou em debates sobre política e educação; discutiu práticas de movimentos sociais, principalmente no que se refere à questão racial.

Confira detalhes

Ocupação Milton Santos

Período: 19/07 a 08/08/2023
Visitação: terça-feira a sábado, das 11h às 20h / domingos e feriados, das 11h às 19h 
Local: Itaú Cultural 
Endereço: Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo
Site: www.itaucultural.org.br
Entrada: gratuita

Foto de capa: Artur Ikissima.

LEIA TAMBÉM: HQ sobre Esperança Garcia chega ao Salão do Livro do Piauí

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: