Ceará Som de Preto

Multiartista Jeffe foi a única cearense a fazer parte do elenco do projeto Nave Sonora

A cantora, atriz e performer cearense Jeffe, 26, fez sua estreia na primeira edição virtual do Nave Sonora na última quinta-feira, 22. A iniciativa foi totalmente gratuita de capacitação e promoção de encontro de novos talentos da música, com profissionais renomados de diversos segmentos e expertises na área. 

A multiartista foi a única cearense convidada para compor um grupo seleto que recebeu mentorias de uma equipe de alto gabarito. A formação da equipe contava com Alexandre Matias, Amanda Desmonts, Maurício Bussab e David Dines, Nath Birkholz, Gabriel Spazzaini, Nancy Silva, Flávio Scubi e Anna Turra. 

A participação surgiu com um convite dessa última mentora. A arquiteta e lighting designer Ana Turra, responsável pela concepção visual e espacial de shows como Elza Soares, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, entre outros.

A artista Jeffe. Foto: Henrique Kardozo.

Turra conheceu Jeffe por meio de uma consultoria cênica cedida para o espetáculo musical “Falando da Vida”, produzido pelo Porto Dragão em fevereiro desse ano. Assim como esse trabalho, o resultado final do Nave Sonora também é um filme musical, onde a artista colocou no palco todo o conteúdo trocado durante as mentorias ocorridas entre 22 de março e 6 de abril deste ano.

“Fiquei fisgada pelo seu carisma, que imprimia dentro e fora da tela. Para o Nave Sonora, precisava encontrar alguém que estivesse no início da carreira e no ponto certo para dar um salto, com abertura para ouvir outros profissionais e ser desafiado. Jeffe foi a primeira pessoa que me veio à mente”, elogiou a diretora de palco. 

Performance

Para seu showcase, a cantora cearense aposta mais uma vez no universo da fantasia, dos sonhos, onde tudo é possível, como acontece no seu recente clipe, “GOZO”. A performance utiliza animações, projeções e participações de outras artistas parceiras de trabalho, como Adna Oliveira, Di Ferreira e a Madame.

Com uma equipe super reduzida diante da pandemia do Covid-19, a gravação aconteceu dentro do apartamento do próprio co-produtor musical, Cláudio Mendes, que conta com a estrutura técnica necessária. O repertório foi formado por quatro músicas autorais, declamação do poema “O amor faz sua própria bagunça”, também de Jeffe, além da canção “Vinho Derramado”, do amigo James Pierre. O que totalizou 30 minutos de apresentação. 

Momento da performance. Foto: Henrique Kardozo.

Sobre Jeffe 

Jeffe é uma artista travesti não-binária oriunda do bairro Vila Velha, periferia de Fortaleza (CE), que transita entre estilos e sonoridades com seu visual e performance marcantes. Começou sua carreira em 2015 e, desde então, canta, compõe, performa, apresenta e participa de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos também na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, Jeffe se destaca no Teatro Musical. 

A artista Jeffe. Foto: Henrique Kardozo.

Em 2016, se apresentou no Lincoln Center (Nova Iorque), pela Broadway Dreams Foundation, por meio do projeto Broadway Brasil. Além disso, soma dois grandes musicais no currículo: “Avenida Q” (2016), da Deberton Filmes, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” (2019), com direção de Elísio Lopes Jr.

Em 2017, ao lado das cantoras Di Ferreira e Lorena Nunes, completa o trio “Las Tropicanas”, encarnando a drag queen Pepita York. No cinema, interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, em exibição no canal Futura. E, em 2020, viveu Silvinho do elogiado longa “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso. Jeffe ainda foi mestra de cerimônias dos Festivais “Elos” e “Férias na P.I”, nos anos de 2019 e 2020, respectivamente. 

Recentemente, venceu a 3ª edição do Festival da Música de Fortaleza, levando o prêmio de melhor intérprete e também a primeira colocação para a canção que defendeu. Com suas influências da MPB, do Pop e da Black Music, lançou seu primeiro single e clipe autoral chamado “GOZO”, em dezembro de 2020, presente nas principais plataformas de streaming.

Em 2021, Jeffe integra o time de cantoras do espetáculo musical “Falando da Vida”, uma grandiosa produção do Porto Dragão. O que envolve dezenas de artistas de diversas linguagens artísticas, que contou com a consultoria visual da arquiteta e lighting designer, Ana Turra. 

Além do trabalho desenvolvido com os seis artistas selecionados, o Nave Sonora ofereceu mais seis workshops (com os mesmos temas das mentorias) para o público em geral, completamente gratuitos, no período de 13 a 16 de abril. Já nos dias 22 e 23 de abril está sendo a vez da exibição dos showcases dos músicos acompanhados.

São apresentações únicas que contarão com tradução em libras e áudio descrição. Posteriormente, o material captado receberá também tradução legendada para Inglês e Espanhol, ampliando as possibilidades de negócios entre os artistas e possíveis compradores – Festivais, Selos, Salas de Espetáculo, Curadores, Sync & Licensing, nacionais e internacionais. 

Saiba detalhes

Exibição: www.navesonora.com.br

Foto de capa: Henrique Kardozo.

LEIA TAMBÉM: Em parceria com Nego Gallo, Let’s Burn é o novo single de Luiza Nobel

Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: