A cantora, atriz e performer cearense Jeffe, 26, fez sua estreia na primeira edição virtual do Nave Sonora na última quinta-feira, 22. A iniciativa foi totalmente gratuita de capacitação e promoção de encontro de novos talentos da música, com profissionais renomados de diversos segmentos e expertises na área.
A multiartista foi a única cearense convidada para compor um grupo seleto que recebeu mentorias de uma equipe de alto gabarito. A formação da equipe contava com Alexandre Matias, Amanda Desmonts, Maurício Bussab e David Dines, Nath Birkholz, Gabriel Spazzaini, Nancy Silva, Flávio Scubi e Anna Turra.
A participação surgiu com um convite dessa última mentora. A arquiteta e lighting designer Ana Turra, responsável pela concepção visual e espacial de shows como Elza Soares, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, entre outros.
Turra conheceu Jeffe por meio de uma consultoria cênica cedida para o espetáculo musical “Falando da Vida”, produzido pelo Porto Dragão em fevereiro desse ano. Assim como esse trabalho, o resultado final do Nave Sonora também é um filme musical, onde a artista colocou no palco todo o conteúdo trocado durante as mentorias ocorridas entre 22 de março e 6 de abril deste ano.
“Fiquei fisgada pelo seu carisma, que imprimia dentro e fora da tela. Para o Nave Sonora, precisava encontrar alguém que estivesse no início da carreira e no ponto certo para dar um salto, com abertura para ouvir outros profissionais e ser desafiado. Jeffe foi a primeira pessoa que me veio à mente”, elogiou a diretora de palco.
Performance
Para seu showcase, a cantora cearense aposta mais uma vez no universo da fantasia, dos sonhos, onde tudo é possível, como acontece no seu recente clipe, “GOZO”. A performance utiliza animações, projeções e participações de outras artistas parceiras de trabalho, como Adna Oliveira, Di Ferreira e a Madame.
Com uma equipe super reduzida diante da pandemia do Covid-19, a gravação aconteceu dentro do apartamento do próprio co-produtor musical, Cláudio Mendes, que conta com a estrutura técnica necessária. O repertório foi formado por quatro músicas autorais, declamação do poema “O amor faz sua própria bagunça”, também de Jeffe, além da canção “Vinho Derramado”, do amigo James Pierre. O que totalizou 30 minutos de apresentação.
Sobre Jeffe
Jeffe é uma artista travesti não-binária oriunda do bairro Vila Velha, periferia de Fortaleza (CE), que transita entre estilos e sonoridades com seu visual e performance marcantes. Começou sua carreira em 2015 e, desde então, canta, compõe, performa, apresenta e participa de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos também na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, Jeffe se destaca no Teatro Musical.
Em 2016, se apresentou no Lincoln Center (Nova Iorque), pela Broadway Dreams Foundation, por meio do projeto Broadway Brasil. Além disso, soma dois grandes musicais no currículo: “Avenida Q” (2016), da Deberton Filmes, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” (2019), com direção de Elísio Lopes Jr.
Em 2017, ao lado das cantoras Di Ferreira e Lorena Nunes, completa o trio “Las Tropicanas”, encarnando a drag queen Pepita York. No cinema, interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, em exibição no canal Futura. E, em 2020, viveu Silvinho do elogiado longa “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso. Jeffe ainda foi mestra de cerimônias dos Festivais “Elos” e “Férias na P.I”, nos anos de 2019 e 2020, respectivamente.
Recentemente, venceu a 3ª edição do Festival da Música de Fortaleza, levando o prêmio de melhor intérprete e também a primeira colocação para a canção que defendeu. Com suas influências da MPB, do Pop e da Black Music, lançou seu primeiro single e clipe autoral chamado “GOZO”, em dezembro de 2020, presente nas principais plataformas de streaming.
Em 2021, Jeffe integra o time de cantoras do espetáculo musical “Falando da Vida”, uma grandiosa produção do Porto Dragão. O que envolve dezenas de artistas de diversas linguagens artísticas, que contou com a consultoria visual da arquiteta e lighting designer, Ana Turra.
Nave Sonora
Além do trabalho desenvolvido com os seis artistas selecionados, o Nave Sonora ofereceu mais seis workshops (com os mesmos temas das mentorias) para o público em geral, completamente gratuitos, no período de 13 a 16 de abril. Já nos dias 22 e 23 de abril está sendo a vez da exibição dos showcases dos músicos acompanhados.
São apresentações únicas que contarão com tradução em libras e áudio descrição. Posteriormente, o material captado receberá também tradução legendada para Inglês e Espanhol, ampliando as possibilidades de negócios entre os artistas e possíveis compradores – Festivais, Selos, Salas de Espetáculo, Curadores, Sync & Licensing, nacionais e internacionais.
Saiba detalhes
Nave Sonora – Artista Jeffe
Exibição: www.navesonora.com.br
Foto de capa: Henrique Kardozo.
LEIA TAMBÉM: Em parceria com Nego Gallo, Let’s Burn é o novo single de Luiza Nobel
Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.