O AFROPUNK Brasil, maior festival de cultura negra do mundo, tem nova edição confirmada em 2024, nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador (BA). O evento chega novamente para promover importantes temáticas da cultura negra, como a música e a moda, e movimentar a economia da cidade em diversos setores, especialmente no turismo e no comércio.
Em fevereiro deste ano, o Trio AFROPUNK esteve presente no Carnaval de Salvador para iniciar as comemorações dos 20 anos de existência desde o manifesto que deu origem ao projeto. No Brasil, a parceira e investidora do AFROPUNK é a IDW. Liderada por mulheres, essa agência criativa de negócios é voltada para conteúdo e entretenimento e tem no portfólio, entre outros projetos, a produção do Club Renaissance Salvador, evento que contou com a presença de Beyoncé em dezembro de 2023.
Sobre o AFROPUNK
O festival global AFROPUNK nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, como um movimento cultural que pretendia ser resistência no cenário punk rock do país, dominado por pessoas brancas. A partir disso, ele passou por Europa, África e chegou à América Latina para promover um resgate ancestral na Bahia. Em 2023, o evento reuniu 50 mil pessoas, com a presença de gente de todo o Brasil e de outros 21 países.
Além de colocar Salvador na rota dos grandes festivais globais, o AFROPUNK estruturou uma série de pautas ESG (Ambiental, Social e Governança), realizadas com sucesso nos dois dias de shows na edição do ano passado.
Foto de capa: Matheus L8.
LEIA MAIS: Longa que retrata o Maranhão estreia em festivais e mostras internacionais