Atualizado às 21h41 do dia 17/06/2022
O Programa de Bolsas para Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU) estará com inscrições abertas até o próximo dia 1° de julho. O programa ocorre anualmente em Genebra (Suíça) e tem como objetivo oferecer um estudo profundo a respeito dos direitos humanos, interseccionado para pessoa de ascendência africana, e engajados(as) com as problemáticas da comunidade negra.
Os selecionados irão passar três semanas intensas, desenvolvendo habilidades para promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes.
Por que entrar no programa de bolsas da ONU
Os temas tratados durante o treinamento abordarão a legislação e a estrutura internacional relacionada aos direitos humanos e de combate ao racismo, a xenofobia e a intolerância, focados principalmente nos problemas vividos pela comunidade afro. O programa proporcionará as ferramentas necessárias para a formação de discentes mais preparados para defender a ideologia antirracista em seus próprios países ou, posteriormente, atuar em outras frentes em união com a ONU.
Será também uma oportunidade única para aprimorar capacidades de desenvolvimento de projetos, propostas e apresentações para os mecanismos atuantes nos direitos humanos, além de trocar conhecimentos e vivências com diversos outros selecionados, também preocupados em mudar o cenário mundial das pessoas afrodescendentes.
A estrutura do programa oferece passagem aérea de ida e volta para Genebra, seguro saúde e subsídio para cobrir as despesas ao longo do treinamento, como acomodações e outros gastos adicionais.
Quais são os requisitos
• Ter no mínimo quatro anos de experiência profissional relacionada aos direitos dos afrodescendentes;
• Apresentar uma carta da organização em que trabalhe, certificando sua atuação em questões relacionadas a afrodescendentes ou direitos de minorias;
• Estar disponível para assistir a toda a duração do programa. Espera-se que os bolsistas selecionados participem de diferentes atividades.
Saiba mais
Para mais informações a respeito de como fazer a inscrição para o Programa de Bolsas para Afrodescendentes da ONU, acesse o site oficial.
Foto de capa: RODNAE Productions/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Ledo Engano, novo stand-up de Yuri Marçal, é lançado na Netflix
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Durante toda a minha formação, o ler, o escrever e o dialogar sempre me causaram entusiasmo; logo percebi que comunicar e trocar vivências me faz crescer, e por que não profissionalmente? Desde que aproximei meus laços com minhas origens, sou interessada principalmente em questões étnico-raciais e anseio colaborar com um Jornalismo que traga voz às narrativas pretas. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), estagiei em uma agência de comunicação, produzindo e revisando textos publicitários.