Escrito por Jamile Coelho e com ilustrações de Marcone Silva, o livro Òrun Àiyé: A Criação do Mundo, apresenta aos pequenos a história da criação do mundo, segundo a mitologia iorubá.
O livro foi inspirado na premiada animação homônima, lançada em 2015 e dirigida por Jamile Coelho e Cintia Maria. É possível assisti-la gratuitamente pelo Itaú Cultural Play.
No livro, por meio da interação dos irmãos Antônio e Beth com o Vovô Jaime, é apresentada a história que tem início no Òrun, plano espiritual onde vive Olorum, o senhor de todas as coisas. Ele atribui ao filho Obatalá a missão de espalhar a magia do saco da criação a fim de criar o mundo. Porém, Obatalá desobedece às instruções que recebeu. Diante disso, seu irmão Odùdùa é quem completa a missão, criando o Àiyé.
Atendendo à proposta curricular da educação básica sobre o ensino da cultura negra (Lei 10.639/03), a narrativa valoriza e celebra a ancestralidade, a cultura afro-brasileira e o respeito aos mais velhos e a natureza.
A obra também visa a valorizar a tradição africana do saber transmitido pela oralidade, na qual o griô é o guardião das histórias, o responsável por preservar a memória ancestral, considerado uma biblioteca viva.
Nesse livro, o Vovô Jaime, responsável por repassar a história e a memória para os seus netos, é uma homenagem ao professor e historiador soteropolitano, Jaime Sodré (1947-2020), doutor em História da Cultura Negra e referência na área dos estudos africanos na Bahia. Ele deixou para muitos o exemplo de compromisso com a ancestralidade e a inspiração do toque dos tambores na construção do diálogo entre os povos.
A pré-venda do livro, realizada por meio de financiamento coletivo, foi encerrada no último dia 6 de setembrp, porém ainda é possível conhecer mais da obra na página do Catarse ou no perfil do Instagram @orunoficial.
Sobre a autora
Jamile Coelho é cineasta, roteirista e escritora. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFBA — premiada nacional e internacionalmente. Especializou-se em direção, direção de arte e desenvolvimentos de novas tecnologias, a partir de estudos com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), que busca modos de barateamento e acessos a essas tecnologias. Dirigiu e fez direção de arte dos premiados curtas “Òrun Àiyé: A Criação do Mundo” e “Corações Encouraçados”. Fundadora do espaço cultural e de formação Nubas.
Foto de capa: Editora Emoriô.
LEIA TAMBÉM: Ancestralidade, virtudes e amor são destaques do livro de Kiusam de Oliveira
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Apaixonada por livros, filmes, séries e podcasts. É formada em Letras – Licenciatura em português e inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), especialista em Literatura brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), assistente editorial e autora do livro “O céu não é azul” (2020).