A revista de negócios e economia Forbes divulga anualmente, desde 2014, uma lista com os nomes mais promissores do país, dentre empreendedores, criadores, artistas e outras profissões. Cada candidato é avaliado segundo uma série de critérios e métricas objetivas e subjetivas.
Confira os nomes dos que compõem a lista under 30, divulgada em 29 de dezembro de 2020, e são considerados jovens promissores no país pela Forbes.
E os jovens negros indicados são:
Jéssica Ellen
A atriz, cantora e bailarina carioca de 28 anos sempre participou de atividades culturais nas escolas de rede pública, onde estudou. Aos 14 anos, foi indicada para participar do projeto “Novos Horizontes”, cujo objetivo era oferecer uma formação complementar à da escola. Aos 17 anos, foi uma das 3 selecionadas em um grupo de 30 alunos para um intercâmbio em Oxford, Inglaterra, onde ficou durante um mês. Atualmente, Jéssica é um grande nome da dramaturgia brasileira.
Jarid Arraes
Nascida em Juazeiro do Norte (CE), a escritora, cordelista e poeta de 29 anos atualmente mora em São Paulo (SP), onde criou o clube da escrita para mulheres. Jarid escreveu Redemoinho em dia quente (2019) que lhe rendeu o prêmio APCA de Literatura na categoria contos e já possui mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel. No ano passado, também foi uma das escritoras nordestinas finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2020.
Karine Santos Oliveira
Aos 27 anos, é fundadora e CEO da Wakanda Educação Empreendedora, realiza um trabalho de treinamento e orientação educacional com o objetivo de potencializar negócios que nasceram por necessidade.
Brenner da Silva
O atacante do São Paulo, de 27 anos, é atualmente o quarto artilheiro mais jovem da história do clube. Além de todas as conquistas profissionais, o jogador é também muito ativo nas redes sociais sendo sempre bem firme quanto aos seus posicionamentos.
Richarlison de Andrade
O futebolista de 23 anos, começou no futebol nas escolinhas de Nova Venécia (ES). Seus primeiros passos para se tornar profissional foram no projeto ‘Palestra’. O atual atacante do Everton tem um forte posicionamento quanto às causas sociais e é uma das vozes mais ativas na luta antirracista dentro do futebol.
Nathalia Rodrigues
A influenciadora digital mais conhecida como Nath Finanças, de 21 anos, é um nome muito conhecido por abordar de maneira bastante didática questões sobre organização e planejamento financeiro para pessoas pretas e de baixa renda. Os conteúdos são postados em seu canal no Youtube que, atualmente, tem mais de 220 mil inscritos.
Christiane Silva Pinto
A fundadora do Afrogooglers, de 29 anos, compõe o comitê de Igualdade Racial do Google Brasil. E, através de seu trabalho, tem aumentado o número de colaboradores negros na empresa.
Rita Carreira
A modelo plus size, de 27 anos, idealizou um workshop para encorajar pessoas gordas no ambiente de trabalho e participa ativamente de debates sobre gordofobia e racismo.
João Diamante
O renomado chef de cozinha de 29 anos já trabalhou em um restaurante da Torre Eiffel em Paris (França). Foi responsável pelo cardápio da delegação espanhola nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, atualmente, é considerado um dos jovens promissores do país.
Foto de capa: Créditos em cada foto.
LEIA TAMBÉM: Mostra está com inscrições abertas para curso de cinemas africanos
Ouça o episódio #02 – Lucas Koka, BBB e a culpa do homem preto:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.