O projeto Empodera Jovem, do Instituto Iteva, irá oferecer aulas de técnicas de graffiti e muralismo para estudantes de colégios municipais de Beberibe (CE), com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil por meio da arte e da cultura. Ao todo, serão beneficiados 40 estudantes das escolas Desembargador Pedro de Queiroz e José Bessa. No final do processo, os muros das escolas receberão a intervenção artística com desenhos e traços definidos pelos participantes.
As ações de intervenção na escola Desembargador Pedro de Queiroz irão acontecer nos dias 21, 22 e 26 de março. Já na escola José Bessa, o curso deve ocorrer entre os dias 15 e 26 de abril.
A proposta do projeto é fazer os jovens refletirem sobre a realidade e, a partir disso, torná-los mais criativos, críticos e conscientes. “A arte urbana é pública e democrática, levar para dentro das escolas tem uma importância muito grande, além do fator ensino aprendizagem. Eu aprendi a desenhar e a pintar na escola pública, foi lá que um educador viu meu potencial e me incentivou. Hoje, já percorri o Brasil com a minha arte e, através disso, consegui um reconhecimento profissional que garante meu sustento e da minha família. Agora, com esse curso, posso devolver para a sociedade o que me trouxe até aqui”, explica o artista visual e facilitador do curso, Júnior Zapata. Além dele, as artistas visuais Jéssyca Sereia, Erika Miranda e a educadora social Vanesca Lima, compõem o time de facilitadores.
Sobre o Iteva
O Iteva é uma organização da sociedade civil que desenvolve ações e projetos em consonância com a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano. Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Há 30 anos atua no Ceará, e a sede fica no município de Eusébio. O projeto é realizado em parceria com a prefeitura municipal de Beberibe, com recursos do Fundo da Infância e Adolescência.
Conheça mais sobre o Iteva no Instagram e no site.
Confira detalhes
Curso Empodera Jovem – Graffiti
Onde: Escolas Municipais Desembargador Pedro de Queiroz e José Bessa, no município de Beberibe – Ceará
Quando: de 11 a 26 de março e de 15 a 26 de abril
Intervenção nos muros: dias 21, 22 e 26 de março (escola Desembargador Pedro de Queiroz); dias 24, 25 e 26 de abril (escola José Bessa)
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: CCBNB Fortaleza recebe exposição com mais de 200 obras nordestinas