A Record News se tornou a primeira emissora da televisão brasileira a ter, simultaneamente, duas jornalistas negras comandando o seu principal telejornal, na noite da última quinta-feira, 12. A presença das jornalistas Salcy Lima e Mariana Bispo, que dividiram a bancada do principal telejornal da emissora, abre espaço para reflexão sobre representatividade feminina negra nas redações e como tem sido a atuação dessas jornalistas.
Esse acontecimento representa um grande progresso em comparação com a primeira vez em que dois negros apresentaram juntos um telejornal de horário nobre, em 2018, sete décadas depois da primeira transmissão oficial de televisão no país.
O feito representa um marco no combate à desigualdade racial no país. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE apontou que, em 2019, mais de 56% da população brasileira se declarava como negra. A população nacional, por sua vez, conta com 27,8% de mulheres negras em sua composição.
Foto de capa: Reprodução/Record News.
LEIA TAMBÉM: Jornalista Ida B. Wells é homenageada com boneca na coleção Mulheres Inspiradoras
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.