O projeto para a criação de um ventilador mecânico de baixo custo pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) chegou à fase final. O aparelho foi desenvolvido em parceria com o CriarCE, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
A iniciativa surgiu devido à grave crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Os problemas de saúde pública decorrentes dessa crise tornaram evidente a necessidade de mais ventiladores mecânicos nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais.
Dessa forma, sob a liderança científica do coordenador do Laboratório de Biofísica da Respiração (LBR/Uece), Prof. Sales Ávila, o protótipo recebeu o nome “Abanar”, em referência à expressão comum no dialeto cearense.
O professor Sales ressalta a relevância do equipamento. “O projeto é importante por abrir a possibilidade de termos ventiladores mecânicos com custo inferior aos do mercado, com possibilidade de montagem com peças de fácil acesso no mercado nacional”. O aparelho também possui componentes da indústria automotiva, o que facilita a aquisição de peças em todo o país.
Saiba mais
Para mais informações, acesse o site da Uece.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Companhia aérea realiza transporte de “kits intubação” para Região Nordeste
Ouça o episódio #09 – A saúde mental na Polícia Militar: uma provocação:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Sou um anovelado de devaneios ansiosos e utópico. Acadêmica de Jornalismo e Letras apaixonada pela poesia da vida e das belas artes… Ama gatos, praia, esporte e café! Guria de prosa nordestina que escreve com desmedido pudor de ver a lírica dos seus sentimentos desnudos numa folha de papel. Tenciona a escrever verso para que o mundo seja mais amor e menos ódio.