Seis meses após a campanha de financiamento coletivo para o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, os fãs de Afroito, 26, vão poder ouvir nesta sexta-feira, 12, a música de trabalho Lamento, que abre os caminhos para o álbum Menga. O disco, que tem influências da música popular local, poderá ser ouvido na íntegra no próximo dia 26 de março.
Segundo seu assessor, Victor Lacerda, o cantor vem despontando como uma aposta da música popular e já está escalado para participar de dois dos principais festivais da cena musical pernambucana, o “Abril pro Rock” e o “Coquetel Molotov”.
“Nêga, não vá! Nêga, não vá! Eu quero sambar mais tu!”. A canção traz a força emocional de despedida e a súplica para não romper a construção de uma intensa relação. É na voz, na alfaia, no pandeiro, na percussão corporal, no ganzá, no violino e no coro que o acompanha, que Afroito entoa seu “Lamento”.
A escolha para o primeiro single do novo trabalho se deu pela afinidade do artista com a vivência retratada na composição. Como produtor artístico, Afroito se identifica com os trabalhos mais viscerais, que contam sobre histórias que viveu e vive. Tratando-se de Lamento, existe um questionamento sobre a solidão e como isso atravessa de forma subjetiva quem estiver ouvindo a canção.
“É uma música que fala um pouco sobre se sentir sozinho e do porquê a gente tem medo disso, de não ter mais alguém e por essa pessoa ser vista em um lugar de perda na nossa vida. Por isso, quis tomar essa reflexão: Que corpos sentem medo de ficarem sozinhos? De onde partem essas reproduções? Onde acessa isso no corpo de quem está ouvindo?”, questiona Afroito.
A faixa também tem uma versão em audiovisual com roteiro, produção, direção geral e artística feita pelo próprio multiartista. Na performance, Kildery IARA “dança a saudade de um amor”, interpretando e executando a sinestesia proposta pela música, como uma resposta à forma como a canção toca o corpo de quem ouve.
O projeto, que é fruto de incentivo da Lei Aldir Blanc, viabilizado pelo Governo de Pernambuco, também conta com produção executiva de Hévilla Marques e assistência de produção de Maristella Lourenço.
Confira o videoclipe de “Lamento”:
Ficha técnica
Faixa:
Compositor e Intérprete: Afroito
Alfaias, pandeiro: Maristella Lourenço
Caixa, percussão corporal: Iyádirê Zidanes
Ganzá, coro: Mariane Batista
Violino, percussão corporal, coro: Dom Santana
Produtor Fonográfico: Afroito
Engenheiro Fonográfico: Ed wav
Direção Musical: Afroito, Ed wav
Direção Artística: Afroito
Gravação e Mixagem: Ed wav na Cria Label
Auxiliar de Gravação: Hévilla Marques
Clipe:
Roteiro: Afroito
Direção Geral: Afroito
Direção de Arte: Afroito
Produção Geral: Afroito
Produção Executiva: Hévilla Marques
Assistência de Produção: Maristella Lourenço
Performance: Kildery IARA
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Bonecas Pretas: coletivo de drag queens lança clipe com música de Beyoncé
Ouça o episódio #06 – Pretas Nordestinas: ocupando a medicina #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.