O Coletivo Bonecas Pretas lança nesta quinta-feira, 11, às 19h, no YouTube, o clipe com a música “Already”, da artista afro-americana Beyoncé, 39. O lançamento é uma prévia do espetáculo Fora da Caixa, dirigido pelo Coletivo, que tem estreia marcada para o dia do aniversário de Salvador, 29 de março. Elza Soares, 83, Paula Lima, 50, e Linn da Quebrada, 30, serão alguns nomes de cantoras negras que serão homenageadas no espetáculo.
Tanto o clipe como o espetáculo valorizam corpos negros LGBTQIA+ e periféricos da cidade de Salvador. O Coletivo quer, com o projeto, transformar o conceito de entretenimento dos shows de Drag Queens, misturando arte e política, com forte engajamento contras opressões de gênero, raça e classe.
A música “Already”, lançada em 2019 pela estrela do pop Beyoncé, é uma canção que enaltece resiliência negra e raízes africanas e fala também de valorização, de orgulho, de brilho e de realeza: “Mente, corpo, alma, você tem corpo de rei”. Para o Coletivo, o espírito da música combina com o trabalho desenvolvido pelo grupo, que é o de dar valor a esses corpos que sempre sofrem com discriminação.
Sobre o Coletivo
Criado no final de 2016, o Coletivo Bonecas Pretas é um dos únicos coletivos de Drag Queens negras do Brasil e formado por Ferah Sunshine, Alehandra Dellavega, Sasha Heels, Dandara Beyonce, Suzzy D’Costa, Saphyra Luzz e Ludmilla Black. O nome do coletivo foi inspirado em uma das músicas da cantora, compositora e atriz, Larissa Luz, mulher negra e baiana que luta pelas questões feministas e raciais.
Saiba mais
Lançamento do clipe do Coletivo Bonecas Pretas com a música “Already” de Beyoncé
Quando: quinta-feira, 11, às 19h
Onde: No canal do YouTube do Coletivo Bonecas Pretas
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Festival Bixanagô aborda potencialidade da cultura LGBTQIA+ periférica
Ouça o episódio #05 – Dia do “E eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.