A plataforma BATEKOO inicia, neste mês de maio, o curso gratuito “Músicas Negras do Brasil”, com intuito de abordar diálogos e ampliar conhecimentos sobre as práticas sonoras do povo negro afrodiaspórico. O curso já está com as inscrições abertas, e as aulas iniciam no dia 17 de maio, totalmente online. As vagas são limitadas.
A abordagem dos conteúdos terá uma gama de diversidade, incluindo vários gêneros musicais do samba ao rock, do axé ao soul, do jazz ao pagode, entre tantos outros, todos apresentando perspectivas afrossônicas do atlântico negro.
O curso faz parte do projeto educacional, Escola B, que busca promover ações de incentivo educativo-culturais colaborando com a expansão de conhecimentos nas áreas da música, dança, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, memória e patrimônio.
“O curso trata de apontar a potencialidade criativa da música negra brasileira, em sua diversidade de gêneros e pluralidade de práticas. Este curso, a meu ver, pode contribuir na ampliação do conhecimento enquanto compreensão de um escopo mais expandido do pensamento musical. Visto de dois vetores: primeiramente, deslocando das perspectivas que colocam a música negra em lugar de inferioridade em relação a outras identidades musicais; e, em segundo lugar, por potencializar os elos afrossônicos produzidos pela negritude deste país e de demais lugares das diásporas e da África”, afirma Leonardo Moraes, Diretor de Ações Educativas da BATEKOO.
Para a abertura do curso, acontecerá a aula inaugural “A produção musical negra na cena brasileira”, com o objetivo de mergulhar nos saberes da cena musical brasileira, a partir de experiências enquanto artistas negros. Marcam presença na abertura a cantora Margareth Menezes, conhecida por grandes sucessos da música brasileira, como o primeiro samba-reggae registrado em disco no país (“Faraó”), e o cantor, compositor e sócio-fundador do Laboratório Fantasma, Evandro Fióti.
Saiba mais
“Músicas Negras do Brasil”
Inscrições: aqui!
Prazo: de 18 de maio a 27 de maio de 2021
Gratuito via Zoom e YouTube
Foto de capa: Divulgação/Lucas Hirai – BATEKOO.
LEIA TAMBÉM: Diálogos Insubmissos abre inscrições para mapeamento de escritoras negras nordestinas
Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
É natural de Lajes, interior do Rio Grande do Norte, mas atualmente reside em Natal. Tem 26 anos, com formação em Design de Moda. Está cursando o 6º período de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e finalizando sua especialização em Design de Produtos de Moda pelo Senai Cetiqt.