A exposição e o catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém – ceramistas, arte e tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro” terão lançamento no próximo sábado, 15, no município pernambucano, às 14h, e a entrada é gratuita. No evento, também será inaugurada uma rota turística pelos ateliês dos artistas com mais destaque. O projeto conta com versões impressa e digital, tradução em Libras e audiodescrição.
Na pesquisa, foram entrevistados e catalogados os trabalhos de nove ceramistas locais, de diversas origens e gerações de artesãos, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar. Dentre eles estão Mestre Zuza (Patrimônio Vivo Municipal de Tracunhaém); Nando de Zezinho, filho do Mestre Zezinho (Patrimônio Vivo de Pernambuco); Edson Batista, neto da renomada ceramista Severina Batista (in memoriam); Mestre Joaquim, Mano de Baé; Ivo Diodato; Guilherme de Nuca; Ricardo de Maria Amélia.
Ao todo, o catálogo possui 120 páginas, com fotografias, desenhos e fragmentos biográficos dos mestres ceramistas e artistas da arte da cerâmica. A versão física foi fabricada com capa dura. A publicação também estará disponível na internet, com tradução em Libras e audiodescrição, que vai poder ser acessada gratuitamente por meio do canal do YouTube.
“A iniciativa busca não apenas promover a arte local, mas também incentivar o turismo cultural na região, valorizando ainda mais a economia criativa de Tracunhaém. Queremos proporcionar novas formas de interação e apreciação da arte local”, explica o produtor cultural e coordenador geral do projeto, Alexandre Veloso.
Agenda do projeto
Além da exposição e do catálogo, será inaugurado um passeio turístico que passa por nove ateliês de artistas locais. A iniciativa tem o objetivo de aproximar e apresentar uma visão autêntica e dinâmica do patrimônio produzido nos ateliês dos ceramistas, para moradores, turistas e visitantes.
Outras publicações
Outros dois catálogos inéditos serão publicados até o final de 2025. Um deles será voltado para o ofício de ceramista do Alto do Moura, em Caruaru (PE), e o outro é dedicado às artistas da cerâmica de Belo Jardim (PE).
O projeto é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
Confira detalhes
Lançamento da exposição e do catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém – ceramistas, arte e tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro”
Quando: sábado, 15 de junho
Onde: Sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém
Horário: 17h
Ingresso: gratuito
Mais informações: www.instagram.com/ceramistas.tracunhaem
Foto de capa: Hugo Muniz.
LEIA MAIS: Projeto Ler Pra Ser chega ao Quilombo de Inhanhum, em Pernambuco