A National Basketball Association (NBA) – Liga de Basquete Profissional dos Estados Unidos – cancelou a partida entre Brooklyn Nets e Minnesota Timberwolves, que estava programada para acontecer na última segunda-feira, 12, no Target Center, em Minneapolis (EUA). O jogo foi adiado em função dos protestos que tomaram conta do estado norte-americano após a morte de Daunte Wright, 20, um jovem negro baleado pela polícia.
“A Associação Nacional de Basquete [NBA] anunciou que, em razão dos eventos trágicos que aconteceram na comunidade de Minneapolis ontem, o jogo entre Brooklyn Nets e Minnesota Timberwolves no Target Center agendado para esta noite foi adiado […]. Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Daunte Wright durante este momento difícil”, diz a nota da NBA.
Um vídeo mostra Daunte Wright sendo baleado no último domingo, 11, na cidade de Brooklyn Center, em Minnesota. Localidade a poucos quilômetros de onde está sendo realizado o julgamento de Mineápolis Derek Chauvin, ex-policial branco, acusado de assassinar outro homem negro, George Floyd (1973-2020), no ano passado.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 78, lamentou a morte “trágica” de Daunte Wright e pediu que as manifestações sejam “pacíficas”. Já o chefe de polícia do Brooklyn Center, subúrbio de Minnesota, onde Wright foi morto, informou que uma policial confundiu a arma de serviço com um taser – pistola elétrica – quando atirou no jovem no domingo.
*Com informações da Agência Brasil
Foto de capa: Kevin C. Cox/AFP.
LEIA TAMBÉM: Evanston, em Illinois, é a primeira cidade a indenizar residentes negros nos EUA
Ouça o episódio #10 – A segurança pública está a serviço de quem?:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.