Atlântico Bahia

Cineasta queniano, Mohamed Saïd, ministra masterclass no Festival MIMB, em Salvador

O cineasta, produtor cultural e diretor executivo do DocA – Documentary África, Mohamed Saïd Ouma, desembarca em Salvador em abril para participar do Festival Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). O cineasta foi convidado para ministrar uma masterclass; participar das Rodadas de Negócios do MERCAMIMB. Este será o primeiro ambiente de negócios do audiovisual promovido pela MIMB para realizadores e criadores negros e negras de todo Brasil, além de assinar a curadoria da Sessão DocA, onde serão exibidos filmes de diferentes países africanos.

A vinda de Mohamed Saïd está sendo viabilizada em parceria com a Aliança Francesa Salvador e o Consulado Geral da França no Brasil. No dia 25 de abril, o cineasta vai ministrar a masterclass “Cinemas Africanos – O Renascimento?”, no Goethe-Institut Salvador, aberta ao público e com entrada gratuita. O acesso será por inscrição via formulário online que ainda será divulgado no Instagram da MIMB e no site oficial do evento.

Foto: Divulgação

“A masterclass vai abordar o atual reconhecimento de filmes africanos nos principais festivais ocidentais, o aparecimento de gigantes do streaming no continente, a  multiplicação de iniciativas de desenvolvimento da indústria, dentre outros temas. Vou trazer questionamentos como: Será este renascimento temporário? Ou será que as condições para o desenvolvimento de um ecossistema sustentável finalmente se reuniram?”, destaca o cineasta Mohamed Saïd Ouma. 

Além da masterclass, Mohamed Saïd Ouma participou da curadoria de quatro filmes de África, que serão exibidos na MIMB, durante a Sessão DocA, no dia 23 de abril, no auditório do Goethe-Institut Salvador. As obras que serão exibidas são: “Na superfície”, de Fan Sissoko, do Mali; “Stéro”, de  Tevin Kimathi e Millan Tarus, do Quênia; “O enviado de Deus”, de Amina Abdoulaye Mamani, do Niger, Burkina Faso e Rwanda; “Sèt Lam”, de Vincent Fontano, da Ilha da Reunião. Após a sessão, o cineasta irá participar do debate com o público presente. A entrada é gratuita, mais informações sobre retirada de ingresso no site: www.mimb.com.br.

Mohamed participa ainda das Rodadas de Negócios, quando irá se reunir com realizadores de projetos da categoria de documentário, que foram previamente selecionados na chamada do MERCAMIMB. O encontro será no Teatro Gregório de Mattos, no dia 24 de abril.

Confira detalhes:

Sessão DocA (exibição de 4 filmes de África) + debate com o cineasta Mohamed Saïd Ouma

Data: 23 de abril

Local: Auditório do Goethe-Institut Salvador.

Entrada gratuita e aberta ao público

Mais informações sobre retirada de ingresso no site: www.mimb.com.br.

Reunião de Mohamed Saïd Ouma com projetos do MERCAMIMB – Rodadas de Negócios 

Data: 24 de abril

Local: Auditório Goethe Institut

Atividade exclusiva dos inscritos no MERCAMIMB

Masterclass “Cinemas africanos, o Renascimento?”, ministrada pelo cineasta Mohamed Saïd Ouma, com mediação de Júlia Morais

Data: 25 de abril, das 19h às 21h

Local: Auditório Goethe Institut

Entrada gratuita e aberta ao públicoMais informações sobre retirada de ingresso no site: www.mimb.com.br.

Foto de capa: Divulgação

LEIA MAIS: “Sangue e Água”: 4ª temporada da série sul-africana está disponível na Netflix

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: