Análise

O protagonismo de atores negros na novela Cara e Coragem

A atriz e apresentadora Taís Araújo, 43, está protagonizando duas personagens intrigantes na nova novela das sete, Cara e Coragem, que estreou no último dia 30 de maio na Rede Globo. A novela, escrita pela roteirista e autora Claudia Souto, conta com um elenco diverso e representativo que dão vida à trama. Inclusive, com o ator e escritor Ícaro Silva, 35, em papel de protagonismo também.

Cara e Coragem é uma telenovela que está ocupando a tela dos brasileiros com o tom de suspense, comédia e drama em que a narrativa se desenvolve, apresentando ao telespectador emoção e adrenalina a cada episódio. Ao aproveitar o talento de pessoas pretas que dão vida aos papéis principais, Clarice Gusmão e Leonardo Gusmão, a produção de Cara e Coragem elencou Taís Araújo e Ícaro Silva, atores negros que trazem visibilidade em sua atuação, tornando a ficção muito mais do que uma grande história.

Os personagens dos atores na novela Cara e Coragem. Foto: Reprodução/TV Globo.

Personagens distintas

Taís Araújo desempenha na novela o papel de Clarice e Anita. Sim, a atriz constrói duas personagens completamente diferentes que possuem em comum sua aparência. Em Cara e Coragem, Clarice Gusmão está à frente de uma grande empresa, financiando uma pesquisa medicinal, sua grande realização. O estudo científico desaparece repentinamente das mãos da empresária, que busca de toda forma recuperar esse bem tão precioso, mas sofre um trágico acidente em busca de seu empenho.

Foto: Reprodução/TV Globo.

A segunda personagem, vivida por Taís, se chama Anita, uma sósia de Clarice, seu completo oposto. Anita é jovial, estilosa e simples, mas idêntica à empresária. A trama permeia a narrativa de ambas as personagens, na qual o telespectador se vê na tentativa de montar esse grande quebra-cabeças que é a verdadeira situação dessas duas mulheres negras que possuem realidades tão diferentes.

Outro papel

Outro personagem que intriga a todos que acompanham a novela, é Leonardo Gusmão, irmão ganancioso e egocêntrico de Clarice, que deseja de todas as formas ocupar o lugar de sua irmã, assumindo a presidência da companhia a qual ela herdara. Ícaro Silva é o nome por trás desse papel tão envolvente. O ator e escritor brasileiro, que ficou amplamente conhecido pelo grande público em 2017 após sua participação no quadro Show dos Famosos no Domingão do Faustão, transmite astúcia e vilania por meio de sua interpretação com o personagem Leonardo. 

Foto: Reprodução/TV Globo.

Elencar protagonistas negros para compor uma novela brasileira, sem caracterizá-los nos estereótipos envoltos nos corpos pretos no Brasil, tem um grande significado. Hoje não é mais aceitável que a mulher negra seja a “mulata exportação”, erotizada e resumida a um corpo escultural, samba no pé e uma personalidade marrenta. Também não se pode representar o homem preto como símbolo de malandragem e agressividade. Em Cara e Coragem, Taís e Ícaro exalam talento ao interpretar personagens de poder, que carregam personalidades singulares e profundas, descontruindo a estereotipagem do lugar do negro na sociedade. 

Os personagens dos atores na novela Cara e Coragem. Foto: Reprodução/TV Globo.

Sobre Taís Araújo

Atriz, apresentadora e mãe, Taís Araújo nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no ano de 1978, onde foi criada pela sua família de ascendência africana e europeia na cidade do Méier, subúrbio carioca. A atriz é formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, apesar de não seguir a profissão.

Taís ficou conhecida por sua atuação na telenovela Xica da Silva (1996), se tornando aos 18 anos uma das primeiras mulheres pretas a protagonizar esse tipo de produção. Participações e atuações na televisão, cinema, em vídeos musicais, programas de televisão e teatro são os segmentos que preenchem o currículo da atriz. Aos seus 43 anos, performou no filme Medida provisória (2020), produzido pelo diretor e seu marido, Lázaro Ramos, 43. Taís é uma profissional multifacetada, que transmite ao Brasil e ao mundo a potência de uma mulher negra que sabe que pode ser o que ela quiser.

Sobre Ícaro Silva

Ícaro Silva nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Iniciou sua carreira na mídia brasileira bem jovem, aos 11 anos de idade, quando atuou em Meu Pé de Laranja Lima (1980), produção televisiva da Band. Porém, ainda antes de se tornar ator mirim, o paulista aos oito anos de idade já escrevia suas próprias histórias infantis. Músico, ator, escritor e modelo brasileiro, Ícaro exibe seu talento nas telas, dividindo agora, espaço com Taís Araújo em Cara e Coragem.

Atuou também em outras produções de destaque como a série da Netflix, Coisa mais linda (2020) e na dublagem do personagem Simba, na tradução do live action de O Rei Leão (2019). Ícaro é um jovem negro e ativo politicamente em suas redes sociais. Extremamente talentoso, o ator saiu periferia de São Paulo e caminhou para os holofotes da mídia brasileira, colaborando com a amplitude da comunidade preta em espaços de destaque. 

Potências

Ao protagonizar personagens importantes na mais nova novela das sete da Rede Globo, Ícaro e Taís colaboram para conduzir o entretenimento brasileiro em direção a um cenário mais igualitário, abrindo alas para outros talentos pretos que, por muitas vezes, são subjugados a espaços específicos e simplistas. Além disso, o quão importante é pessoas negras se verem na televisão e perceberem que esses atores são um panorama de tudo aquilo que podem se tornar. Taís Araújo e Ícaro Silva representam mais do que papeis fictícios em Cara e Coragem, também representam a ocupação de pessoas pretas em todos os espaços, lugares e posições na sociedade brasileira.

Foto de capa: Reprodução/TV Globo.

LEIA TAMBÉM: Ledo Engano, novo stand-up de Yuri Marçal, é lançado na Netflix

Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: