A indicação do Tela Preta desta sexta-feira, 6, véspera de Dia dos Pais, não poderia ser outra produção do cinema preto que está no catálogo da Netflix desde o último dia 18 de junho. O filme Paternidade (2021) é uma comédia dramática baseada em uma história real de paternidade solo, protagonizada pelo ator norte-americano negro Kevin Hart, 42. O longa-metragem é baseado nas memórias trazidas no livro Dois Beijos para Maddy: Uma Memória de Perda e Amor (2011), de Matthew Logelin, 43.
Matthew Logelin (Kevin Hart) é um homem negro que fica viúvo que perde sua esposa negra Liz Logelin (Deborah Ayorinde) um dia após o nascimento da primeira filha do casal negro, Maddy Logelin (Melody Hurd). Com a grande perda precoce e inesperada, Matt precisa conviver com a dor do seu luto, seus medos e anseios, junto da missão mais urgente no momento presente que é ser o melhor pai que Maddy precisa ter, cuidando da filha negra recém-nascida.
Além da pressão familiar e da dúvida dos amigos e colegas de trabalho sobre sua capacidade em ser o pai que Maddy precisa, ele ainda lida com os questionamentos da própria menina. E além, sua rotina em casa com ela, ao levá-la ao seu local de trabalho em alguns momentos e os dilemas escolares da pretinha. E não só, Matt ainda vivencia a possibilidade de conhecer uma nova mulher em sua vida, Lizzie Swan (DeWanda Wise).
Mas nem tudo parece está se encaminhando bem na vida de Matt em seus diversos aspectos e nuances. Angústias, crises existenciais, dilemas, processos e tomada de decisões cercam a trama do longa. A narrativa é construída e conduzida de uma forma bastante linda, nobre e singela, com doses de momentos engraçados com dramas profundos. Vale a pena conferir essa história da vida real (na qual vem de uma família branca, mas protagonizada por atores negros) e refletir sobre paternidade negra!
Confira o trailer:
Ficha técnica
Paternidade (Fatherhood)
Ano: 2021
País de origem: Estados Unidos
Duração: 109 minutos
Gênero: Comédia e Drama
Baseado: no livro Dois Beijos para Maddy: Uma Memória de Perda e Amor ou Two Kisses for Maddy: A Memoir of Loss and Love (2011), de Matthew Logelin
Direção: Paul Weitz
Roteiro: Paul Weitz e Dana Stevens
Produção: Marty Bowen, Kevin Hart, David Beaubaire e Peter Kiernan
Elenco: Kevin Hart, Deborah Ayorinde, Melody Hurd, Alfre Woodard, Lil Rel Howery, DeWanda Wise, Anthony Carrigan, Frankie R. Faison, Teneisha Collins e Paul Reiser
Disponível: Netflix
Foto de capa: Divulgação/Netflix.
LEIA TAMBÉM: A verdadeira história de perseguição sofrida por Billie Holiday
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.